<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estudo de Harvard revela a comida que melhora a saúde do cérebro e promove a longevidade

30 Janeiro 2025
Forever Young

Sogol Ash: “O azeite é a base de uma dieta saudável para o cérebro”

Como a especialista em prevenção de doenças e longevidade, o azeite é recomendado como “pedra angular de uma dieta saudável para o cérebro”. Em grande parte devido às suas poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Neste contexto, um estudo de Harvard de 2024 com 92.383 adultos americanos descobriu que, independentemente da predisposição genética e da dieta geral, os participantes que consumiram pelo menos 7 gramas de azeite por dia tiveram um risco 28% menor de morte relacionada com demência em comparação com aqueles que nunca ou raramente consumiu azeite.

É recomendada a dieta mediterrânea , amplamente estudada pelos seus benefícios cognitivos e na qual o azeite é essencial.

“O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, cujo papel na saúde do cérebro está amplamente documentado. Essas gorduras saudáveis ​​promovem o fluxo sanguíneo para o cérebro e reduzem a inflamação . Além disso, o azeite contém polifenóis, como o oleocanthal, que comprovadamente combatem o stress oxidativo e inflamação, que pode aumentar o risco de doenças neurodegenerativas, como a demência”, argumenta Ash.