<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Falta de energia? Resolva a situação evitando estes hábitos alimentares

17 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Aquele sono depois do almoço? Fica resolvido.

Para conseguir ter mais energia, precisamos de ingerir quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas, pois tanto o excesso como a falta de nutrientes provocam alterações metabólicas que podem levar ao cansaço.

Comer refeições muito pesadas e gordurosas, especialmente fast-food e fritos. A sonolência que surge depois de comer alimentos destes acontece porque o organismo faz um grande esforço para digerir a comida.

Beber demasiado café. Parece contraditório, mas o estímulo excessivo gerado pela cafeína acaba por levar a um cansaço mental.

Dietas restritivas. Ao cortar grupos de alimentos da sua dieta, pode deixar de consumir nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, como carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas.

Comer muitos carboidratos. Apesar de ser o principal combustível para a atividade, o excesso do nutriente gera um pico de açúcar na corrente sanguínea e depois há um efeito rebote: a glicemia cai rapidamente, gerando fadiga (e fome) pouco tempo depois a refeição.