<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Falta de energia? Resolva a situação evitando estes hábitos alimentares

Sandra M. Pinto

Aquele sono depois do almoço? Fica resolvido.

Para conseguir ter mais energia, precisamos de ingerir quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas, pois tanto o excesso como a falta de nutrientes provocam alterações metabólicas que podem levar ao cansaço.

Comer refeições muito pesadas e gordurosas, especialmente fast-food e fritos. A sonolência que surge depois de comer alimentos destes acontece porque o organismo faz um grande esforço para digerir a comida.

Beber demasiado café. Parece contraditório, mas o estímulo excessivo gerado pela cafeína acaba por levar a um cansaço mental.

Dietas restritivas. Ao cortar grupos de alimentos da sua dieta, pode deixar de consumir nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, como carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas.

Comer muitos carboidratos. Apesar de ser o principal combustível para a atividade, o excesso do nutriente gera um pico de açúcar na corrente sanguínea e depois há um efeito rebote: a glicemia cai rapidamente, gerando fadiga (e fome) pouco tempo depois a refeição.