Este ano o Natal será diferente. Os impactos da pandemia obrigam a maiores precauções e ao cumprimento de um conjunto de regras de segurança que vão continuar a ter que marcar os nossos dias. Os agrupamentos são altamente desaconselhados e, como tal, os habituais encontros e jantares de Natal terão que ser repensados.
O facto de não poderemos estar todos juntos como gostaríamos não nos deve, no entanto, impedir de sentir próximos de quem mais gostamos. Felizmente a tecnologia provou este ano ser capaz de nos aproximar uns dos outros. As mensagens eletrônicas e as videochamadas ajudaram a assegurar o continuar da comunicação apesar de todas as infelizes circunstâncias.
[Leia também: Podem os hackers aceder à sua reunião Zoom? Saiba como se deve proteger]
As celebrações virtuais terão assim que fazer parte do nosso Natal este ano. No entanto pode ser ainda algo desafiante para alguns conseguir perceber de que forma devem ser usadas estas tecnologias para passar mais tempo com os outros. Afinal como é possível celebrar um evento à distância ou partilhar uma refeição?
Eis algumas dicas e ideias criativas para assegurar que consegue organizar encontros virtuais divertidos via Zoom durante este mês com a sua família, amigos ou colegas.
- Idealize os convites para a festa
Tal como em qualquer outra festa presencial o convite é um elemento importante da mesma. Neste caso deverá procurar criar algo festivo e divertido, apropriado à época natalícia. Faça questão de incluir o link e info relativos aos acessos Zoom. Pode ainda escolher um tema para o encontro virtual, ajudando as pessoas a decidir o que vestir. Estes convites poderão ser enviados por e-mail ou até por correio físico, caso pretenda algo mais especial.
- Customize o seu background
Para colmatar a falta da convivência presencial na sua casa, deve apostar ao máximo nas decorações de Natal. Isto irá certamente contribuir para melhorar tanto o seu espirito, como o dos seus convidados virtuais. Ao verem o seu ambiente e as suas decorações através da câmera conseguirão logo sentir uma maior alegria. Procure decorar bem a parede que tem atrás de si quando fala por videochamada. Em alternativa pode ainda testar uma série de imagens background virtuais que pode utilizar no Zoom.
- Envie pacotes aos seus amigos/familiares
Sendo certo que este ano não poderá trocar presentes como habitualmente, a verdade é que isso não significa que não possam oferecer algo especial. Procure fazer as suas compras online e enviar para as moradas dos seus amigos/familiares. Depois combine uma data para fazerem uma videochamada em que finalmente abrem os presentes.
- Partilhe uma receita culinária com todos
Uma excelente ideia para um encontro virtual será tentar preparar uma refeição com os seus amigos e familiares. É escolhida uma receita (ou mais) que depois todos vão preparando nas suas respetivas cozinhas, sempre como a câmara ligada. Idealmente deverá ser uma receita de Natal que seja suficientemente simples para que todos possam participar. Esta será uma boa forma de conviverem e conseguir colocar a conversa em dia. No final podem até mandar entregar as respetivas comidas nas casas uns dos outros.
- Crie salas Zoom particulares
Sobretudo no caso de ir organizar uma videochamada com um grupo bastante grande de participantes é fundamental que consiga ter a possibilidade de dar uma atenção mais individual a cada um. Felizmente o Zoom tem uma funcionalidade chamada “Breakout Rooms” que permite a criação de salas individuais que funcionam durante alguns minutos para que possa conversar apenas com uma ou outra pessoa. No final pode regressar à “sala principal” e repetir o processo com outros participantes.
- Defina um “amigo secreto”
Pode organizar um “amigo secreto” via Zoom. Serviços como o Elfster permitem distribuir e alocar nomes de forma anónima, garantindo que a cada pessoa é atribuído um outro contacto a quem terão que oferecer um presente. Esta é uma brincadeira divertida que permite uma distribuição de presentes eficaz entre amigos e família. Não se esqueça apenas de definir um limite máximo para o valor monetário que todos terão que respeitar.
- Escolher uma atividade para fazer em conjunto
É recomendado organizar uma atividade de grupo ao longo desta festa virtual de forma a garantir que a mesma não se torna cansativa. Caso não tenham especial jeito para a culinária é possível encontrar outras atividades alternativas. Porque não decidir decorar e criar ornamentos de Natal em conjunto com a família. Cada participantes faz a sua decoração manual que depois é colocada na árvore.
De resto poderão ser igualmente organizados uma série de jogos divertidos via Zoom. Existem diversas opções online que prometem divertir todos os membros de uma família.
- Festeje como se estivesse numa discoteca
Nenhuma festa pode ficar completa sem um pouco de música e dança. Sendo certo que não é tão fácil recriar este tipo de ambiente de forma virtual, a verdade é que existem forma de se conseguir divertir mesmo à distância. Pode partilhar com os participantes Zoom uma playlist com algumas músicas dançáveis que todos poderão escutar. De resto pode ainda pagar um bilhete para ter acesso a algumas festas e espetáculos emitidos via Zoom – como por exemplo o Eschaton. Esta é uma experiência mais interativa que permite ter acesso a várias salas com espetáculos variados.
[Leia também: O Zoom está a deixá-lo exausto? Conheça as explicações (e sugestões) dos especialistas]