O primeiro de três episódios sobre os territórios do Montado de Sobro e Cortiça, dedicado às sub-regiões do Ribatejo e Alto Alentejo, foi um dos 34 finalistas no importante festival de filmes de turismo Japan World’s Tourism Film Festival, no Japão.
Filmado por Filipe Morato Gomes, autor do blogue de viagens Alma de Viajante e um dos criadores do projeto Rostos da Aldeia – cuja equipa também visitou recentemente o território e publicou um documentário sobre os tiradores de cortiça de Coruche -, o filme retrata uma viagem por 10 municípios da região do Montado de Sobro e Cortiça no Ribatejo e Alto Alentejo (Almeirim, Avis, Benavente, Chamusca, Coruche, Crato, Fronteira, Gavião, Ponte de Sôr e Portalegre), focando-se não só nas belas paisagens do montado e no património arquitetónico, mas principalmente nas suas gentes e tradições.
“Estou imensamente feliz e honrado com esta seleção, que, acima de tudo, permite levar o nome de Portugal – e em especial dos territórios do Montado de Sobro e Cortiça – a um vasto público espalhado pelos quatro cantos do mundo”, afirma o blogger.
Susana Cruz, Vereadora na Câmara Municipal de Coruche e líder do projeto, salienta “a visibilidade além-fronteiras” que a distinção pode trazer ao território e o potencial da mesma para “atrair novos visitantes estrangeiros à região do Montado de Sobro e Cortiça”.
Sobre o festival, de salientar que o Japan World’s Tourism Film Festival é membro do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT) e integra o Circuito CIFFT, a maior competição de filmes publicitários e promocionais de turismo do planeta. A 5.ª edição do festival japonês contou com a participação de 1.418 filmes oriundos de mais de 100 países, tendo a cerimónia de entrega de prémios tido lugar na perfeitura de Shiga, no Japão.
De referir que o segundo episódio da série, focada nos municípios do Alentejo Central – Arraiolos, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Sousel -, se encontra também entre os Finalistas do prestigiado International Tourism Film Festival Africa, que decorrerá no mês de maio na Cidade do Cabo, África do Sul.
Para ver aqui.