Falamos do nanche, fruto pequeno, redondo e amarelado, nativo da América Central e do Sul. É consumido fresco e em conserva , em receitas de doces ou bebidas tradicionais. A esse alimento são atribuídos benefícios medicinais e estéticos , já que seu teor de vitamina C é ainda maior que o da tangerina, nutriente essencial para a produção de colágeno.
Esta fruta, se consumida regularmente, ajuda a prevenir o aparecimento de sinais de envelhecimento , como manchas e rugas na pele. O colágeno também ajuda a curar feridas e a formar tecido cicatricial. É por isso que é conhecida como fruta dourada.
É doce com um toque de acidez, embora quando mais maduro tenda a ser azedo.
É também uma das frutas com mais proteínas , com 3,6% contra 1,1% da banana ou 0,2% do melão ou maçã.
Contém muita água , o que evita a desidratação. Mesmo assim, para que forneça níveis significativos de proteína , é necessário consumir várias unidades, pois é menor que uma azeitona e possui semente dura e redonda.
É um poderoso antioxidante, outra propriedade que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. A sua riqueza em vitaminas A e C ajuda a fortalecer a visão e o sistema imunológico. Também contém minerais como cálcio, ferro e fósforo .Ajuda na saúde digestiva, pois é uma ótima fonte de fibras.