As festividades de Natal e Ano Novo terminaram e começa, agora, o “difícil” mês de janeiro – caraterizado por longas semanas de observação da economia doméstica até ao último cêntimo, onde renúncias e adiamentos de tudo o que não é considerado urgente ou essencial assumem um papel de destaque.
Mas teremos de abdicar dos nossos projetos de bricolage durante um mês inteiro?
Os especialistas da Brico Depôt revelam algumas dicas para que isso não tenha de acontecer e possa dar seguimento às suas ideias de bricolage.
1. Organize os seus pensamentos numa lista.
Defina quais as ideias sobre as quais pretende trabalhar: renovar os móveis da casa de banho, mudar a janela do quarto, criar um escritório… Se tiver várias ideias em mente em mente, separe-as em mini projetos, ordene-as por prioridade e escolha aquela com que pretende começar.
2. Defina um limite máximo de investimento.
Não importa se é uma ideia grande ou pequena, é essencial que se estabeleça um investimento máximo total. Dessa forma, pode decidir onde investir mais e onde reduzir, evitando despesas inesperadas.
3. Anote todos os productos e materiais necessários.
Calcule bem as medidas e unidades necessárias de cada material para que não tenha de adquirir quantidades desnecessárias.
4. Pesquise produtos por preço, qualidade e eficiência.
Pode beneficiar de poupanças significativas ao adquirir produtos e materiais com descontos, em promoção, em liquidação ou com o selo Preço Mínimo Garantido. Deve também analisar o desempenho do produto: tenha em conta a qualidade e a eficiência, que podem ser sinónimo de maior durabilidade e poupanças de energia e consumo.
5. Selecione a forma de pagamento mais conveniente.
Dependendo da dimensão da sua ideia, se precisar de financiar as suas compras, pode verificar as opções de pagamento disponíveis em loja ou online, bem como através do seu cartão bancário. Tenha em mente que, ao dividir os pagamentos em menos prestações, os custos de financiamento serão mais baixos.