O LinkedIn realizou uma pesquisa que examinou milhões de empregos iniciados pelos seus membros entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2023 para calcular uma taxa de crescimento para cada título de emprego, refere a Euronews.
A pesquisa revelou que «dois terços (67%) dos profissionais europeus estão a considerar mudar de emprego este ano, embora haja uma concorrência crescente no mercado de trabalho».
«37% dos profissionais europeus afirmam que estão à procura de salários mais elevados para enfrentar a crise do custo de vida, enquanto 19% afirmam que estão mais confiantes nas suas capacidades e querem encontrar um papel melhor para desenvolver as suas carreiras», revela a Euronews.
Os empregos com crescimento mais rápido variam entre os países europeus estudados, «mas a tendência comum mostra que as funções de IA, sustentabilidade e cibersegurança estão em ascensão, à medida que as empresas se esforçam por lidar com estas grandes tendências que afetam a economia».
Os cargos mais procurados incluem: Gerente de Sustentabilidade, Engenheiro de Inteligência Artificial e Analista de Segurança Cibernética.
«A caminho de 2024, é claro que a IA e a sustentabilidade são dois dos principais impulsionadores que estão a remodelar fundamentalmente o mercado de trabalho – com as empresas a procurarem cada vez mais contratar profissionais com competências ecológicas e de IA”, disse Josh Graff, Diretor-Geral do LinkedIn para a Europa e América Latina à Euronews. «Os empregos nestas áreas constituem algumas das funções de crescimento mais rápido em toda a Europa».