<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Gostava de saber como será viajar daqui a 50 anos? Venha daí e embarque connosco

30 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Fique a par.

Buffet de comida em impressão 3D, passaporte de batimentos cardíacos e experiências de viagem no tempo: um novo relatório publicado hoje revelou as previsões sobre como as pessoas vão poder viajar e aproveitar as férias daqui a 50 anos.

O relatório, promovido pela companhia aérea easyJet, prevê inovações nos aeroportos, nas viagens aéreas, no alojamento e nas experiências em viagem.

“easyJet 2070: Relatório sobre o Futuro das Viagens” é da autoria de um grupo de futuristas e académicos do qual fazem parte a Professora Birgitte Andersen da Birkbeck, Universidade de Londres e CEO do Big Innovation Centre, pela Dra. Melissa Sterry, design scientist e teórica dos sistemas complexos, pelos reconhecidos futuristas Shivvy Jervis e Dr. Patrick Dixon, bem como pelo Diretor de Sistemas de Transportes na Universidade de Cranfield, Professor Graham Braithwaite, e por Nikhil Sachedva, responsável pelo setor aeroespacial e defesa e aviação sustentável na consultora Roland Berger.

Os destaques do “easyJet 2070: Relatório sobre o Futuro das Viagens”:

O percurso até ao aeroporto e a experiência aérea podem ser revolucionados por avanços tecnológicos:

  • Passaportes de batimentos cardíacos e biométricos podem substituir o passaporte tradicional, acelerando a segurança do aeroporto. Tal como as impressões digitais e a íris, a assinatura cardíaca de cada pessoa é única.
  • Os assentos de avião sensoriais ergonómicos e biomiméticos podem tornar-se comuns não apenas em voos sofisticados de primeira classe. Utilizando materiais inteligentes que se adaptam à forma, altura, peso e temperatura do corpo dos passageiros, os assentos sensoriais ergonómicos e biomiméticos podem proporcionar uma melhor experiência de voo, personalizada e confortável.
  • O entretenimento a bordo pode ser transmitido diretamente aos olhos do passageiro, através de dispositivos optoelectrónicos, deixando de ser necessário ecrãs a bordo ou descarregar filmes antes do voo.
  • Os táxis aéreos e-VTOL podem acabar com o transporte tradicional até ao aeroporto, com 85% dos passageiros a utilizar os e-VTOLs para irem das suas casas até ao terminal, numa viagem mais rápida e conveniente do que nunca.

Com os avanços tecnológicos, podemos vir a assistir a avanços significativos na experiência de acomodação:

  • Impressão 3D de comida de buffet de hotel, permitindo que os turistas imprimam em 3D o que querem comer ao pequeno-almoço, almoço e jantar, reduzindo o desperdício de alimentos.
  • Hotéis subterrâneos, construídos no tecido terrestre, supereficientes em termos energéticos e em harmonia com o meio ambiente.
  • Quartos de hotel inteligentes, com camas pré-fabricadas com a firmeza desejada, temperatura ambiente e reprodução da música favorita do hóspede.
  • Roupas de férias recicláveis ​​em impressão 3D na chegada ao hotel, eliminando a necessidade de levar malas e roupas de férias rápidas, uma vez que os viajantes podem imprimir as roupas necessárias nos seus quartos de hotel, ajustadas perfeitamente ao seu corpo e estilo, e ainda reciclar os materiais para o próximo hóspede desfrutar.

Inovações nas experiências e atividades no destino oferecidas aos viajantes:

  • Os turistas vão poder ter experiências de viagens no tempo, usando trajes hápticos em locais históricos que lhes permitem mergulhar em ambientes vivos do passado. Por exemplo, os viajantes podem maravilhar-se com o mundo antigo indo ao Colosso de Rodes durante um passeio na cidade de Rodes, ou torcendo entre as multidões dos Jogos Olímpicos originais na Grécia Antiga.
  • Através de pré-visualizações de férias biônicas e Meta, as pessoas vão poder experimentar locais antes de reservarem as suas férias.
    Os viajantes podem vir a desfrutar de “sea-faris” subaquáticos, aventuras aquáticas a bordo de submarinos nas profundezas do mar, para descobrir a vida marinha em parques marinhos subaquáticos.
  • Introdução de aparelhos auditivos no idioma local, permitindo que as pessoas falem o idioma local e estabeleçam relações ainda mais profundas com os habitantes locais em todo o mundo.
  • E-foilling, sky por cabo e flyboarding podem passar a ser atividades comuns para aluguer nas praias, elevando os desportos aquáticos a outro nível.

Quatro das previsões dos especialistas foram materializadas em imagens digitais, mostrando como as viagens podem vir a ser em 2070.

No aeroporto, as imagens mostram o uso de passaportes biométricos de batimentos cardíacos, onde os padrões cardiovasculares exclusivos de um indivíduo se tornam a sua identificação pessoal.

A bordo, os passageiros são retratados a viajar com o máximo de conforto personalizado, graças aos assentos de avião sensoriais biomiméticos, com entretenimento a bordo transmitido diretamente aos seus olhos, através de tecnologia optoelectrónica a bordo.

Nos destinos, os turistas podem ser vistos a chegar perto do Colosso de Rodes, a lendária estátua de 30 metros do deus do sol Hélios, como seria há 2.000 anos, através de experiências de “viagem no tempo”, permitida pelos trajes hápticos e pelo recurso à realidade virtual.

A imagem final retrata o futuro do buffet hoteleiro, representando impressoras 3D que criam menus de pequeno-almoço personalizados, eliminando desperdícios desnecessários e proporcionando uma escolha completa nas férias.

Os consumidores britânicos foram convidados a escolher de entre as previsões dos especialistas as que mais gostariam de ver a tornar-se realidade. A pesquisa revelou que os passaportes biométricos de batimentos cardíacos e as experiências de férias com viagens no tempo são os avanços de viagem que as pessoas mais gostariam de ver acontecer até 2070.

Nove em cada dez dos inquiridos (90%) afirmaram ainda que estão entusiasmados ou intrigados com os avanços tecnológicos que podem alterar as suas férias dentro de 50 anos.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 17 minutos

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 37 minutos

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 57 minutos

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 1 hora

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 2 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 2 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 2 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 2 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 3 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 3 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 3 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 4 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 4 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 4 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 5 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 5 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 6 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 6 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 6 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.