Partilhar

Grupo Zendal inaugura fábrica de vacinas em Paredes de Coura

Mais há mais.

22 Outubro 2023
Forever Young

O grupo espanhol Zendal, que inaugurou hoje em Paredes de Coura uma fábrica capaz de produzir 84 milhões de vacinas anuais, revelou que pretende ali criar um pólo biotecnológico, transformando a eurorregião em referência mundial, avança a Lusa.

“Só fazer uma fábrica não é o nosso objetivo. Queremos criar um polo biotécnológico na eurorregião [Norte de Portugal – Galiza] que nos coloque no mapa mundial como referência”, afirmou o CEO da empresa com sede em Porriño, Galiza, Andrés Fernández, na cerimónia de inauguração da fábrica da empresa em Paredes de Coura.

O primeiro-ministro, António Costa, elogiou a perspetiva de ser criado, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, “um grande polo biotecnológico do Norte de Portugal e da Galiza”.

Já o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, observou que o pólo tecnológico pretendido pela Zendal “vai ganhar músculo e crescer no mundo”.

“Andamos em guerra durante muitos anos, está na altura de esquecer isso, unir esforços. Se a Zendal crescer em Paredes de Coura, também cresce em Porriño [Galiza]. Crescer em Espanha é crescer em Portugal. Crescer em Portugal é crescer em Espanha. Viva a eurorregião”, vincou.

O objetivo da fábrica hoje inaugurada, situada na zona industrial de Formariz, é “fabricar vacinas em grande escala para a saúde humana”, indica o grupo espanhol numa nota de imprensa.

“É um marco para o grupo biofarmacêutico e também um marco para a biotecnologia da eurorregião, visto tratar-se da primeira e única fábrica de produção de vacinas para a saúde humana em Portugal”, assinalou o CEO da empresa, agora implantada num terreno com mais de 50 mil metros quadrados na zona industrial de Formariz.

A fábrica, a primeira da empresa a ser construída fora de Espanha, tem 4.100 metros quadrados, acolhe “áreas técnicas, zona de produção, armazém e escritórios”.

De acordo com a empresa, a nova unidade “inicialmente dará emprego a 30 profissionais, alguns dos quais previamente formados na fábrica da Zendal em O Porriño, Espanha”.

O grupo, que investiu na unidade 25 milhões de euros, espera ainda que esta “sirva de atrativo à expansão do ecossistema biotecnológico da eurorregião” Norte de Portugal – Galiza.

Para tal, “foram estabelecidos acordos com a Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) e o Politécnico de Viana para trabalhos de formação e prevê-se também que se desenvolvam sinergias com centros tecnológicos e universidades portuguesas, tal como a Zendal faz em Espanha”, descreve a empresa.

Em junho de 2021, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou o início de um novo Curso Técnico Superior (CTeSP) na área da indústria biotecnológica, com 30 vagas, para responder às necessidades da farmacêutica Zendal.

A fábrica da Zendal em Paredes de Coura “está dotada com a mais recente tecnologia para poder desenvolver todo o processo de uma vacina, desde a produção do antigénio, ao processo de embalagem e liofilização”, diz a empresa.

“A tendência crescente de doenças víricas e bacterianas e a necessidade da redução do uso de antibióticos exigem uma atualização constante do setor farmacêutico”, defende o grupo espanhol.

Assim, a Zendal entende “que nos próximos anos a biotecnologia desempenhará um papel fundamental com a incorporação de um maior número de produtos de caráter preventivo como vacinas, probióticos ou produtos nutricionais”.

O grupo, constituído por oito empresas (CZ Vaccines, Biofabri, Maymó, Ovejero, Vetia, Petia, Probisearch e Zinereo) é composto por cinco centros de produção, três de I+D+i e conta com cerca de 650 profissionais.

Mais Recentes

Opinião: «A importância da colonoscopia no rastreio do cancro colorretal», Diogo Libânio, gastrenterologista

há 2 horas

Fãs de moda: o programa de consultoria e dicas de estilo está de volta

há 5 horas

Nunca mais deite fora o caule deste vegetal: «é um tesouro nutricional»

há 5 horas

Cientistas revelam: «o consumo regular deste peixe ajuda a evitar o cancro»

há 5 horas

Nem 5 nem 10: especialista revela quantas vezes por dia uma pessoa saudável deve urinar

há 6 horas

Parkinson: este sintoma nasal pode indicar a doença anos antes do diagnóstico

há 6 horas

«Já não compro: apesar de saudável, é uma aberração», refere famoso jornalista sobre este alimento

há 6 horas

Depois de descoberto de que é feito o açúcar mascavado, especialistas deixam alerta

há 7 horas

Saiba quais os alimentos que não podem faltar na despensa para sobreviver a uma guerra

há 7 horas

Nem Espanha nem França: este país de 600 habitantes é o maior consumidor de vinho

há 7 horas

Pele desidratada na menopausa: como resolver a situação

há 8 horas

Vitamina C: essencial depois dos 50 anos e as razões são estas

há 8 horas

É temido pelas mulheres depois dos 45: saiba como tratar o código de barras

há 8 horas

É primo do retinol, mas menos agressivo e mais potente: conheça o retinal

há 9 horas

‘Food Bondage’: a experiência gastronómica inspirada nos 7 pecados mortais

há 9 horas

Menopausa e cosméticos: ingredientes e cuidados para manter a pele hidratada e firme

há 10 horas

Depressão: invisíveis à primeira vista, estes sintomas afetam a vida dos mais velhos

há 11 horas

Por que é que as pessoas mais velhas sentem mais frio?

há 11 horas

Esqueça o cabeleiro: leve os cuidados profissionais para casa com Dyson Supersonic r

há 12 horas

Atenção se conduz mota: a partir de amanhã há 4 novas regras que vai ter de cumprir

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.