Há quem substitua o café por outra bebida defendendo que obtém os mesmos benefícios mas vive mais anos

A cafeína pode ser obtida a partir de outras infusões que também proporcionam muitos benefícios nutricionais ao consumidor.

Alguns especialistas defendem que o café que não é uma bebida para todos. Mas qual a opção? Esta questão pode ter respostas diferentes, mas se o que procuramos é uma bebida tenha algum componente estimulante, nada melhor do que o chá. Mas nem todos os chás são iguais.
Há uma tendência a pensar que o chá e o café contêm substâncias estimulantes diferentes, respectivamente teína e cafeína . No entanto, é a mesma substância, mas proveniente de plantas diferentes. Até o guaraná contém cafeína, mas chamamos de guaraína . Porém, apesar de serem o mesmo composto, podem ter efeitos diferentes no organismo graças aos restantes componentes associados a cada planta original.
 

A diferença entre o café e o chá é que no primeiro a cafeína pode ser mais potente. Além disso, o chá é preparado de forma mais diluída, o que por sua vez reduz a potência da proteína que contém. Por exemplo, um expresso de 100 ml contém cerca de 80-100 mg de cafeína, enquanto um chá contém apenas 20 mg em média por chávena de 200-250 ml.

Embora existam diversas variedades, o chá verde é o mais estudado de todos. Tal como acontece com o café, também contém múltiplos antioxidantes, entre os quais se destacam os flavonóides como as catequinas e as epicatequinas , conferindo-lhe o potencial de reduzir o risco cardiovascular através da redução da aterosclerose. Além disso, também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL ou “colesterol ruim” .

Outros estudos também sugeriram que o chá verde ajuda a manter uma boa saúde óssea , reduzir o stress e melhorar a qualidade do sono . Alguns estudos sugeriram que dormir mal também causa ganho de peso, e certas infusões podem reduzir o inchaço abdominal, melhorar a digestão e contribuir para uma melhor qualidade do sono. É o caso do hibisco .

No caso do chá preto , comparou-se o seu potencial para melhorar o risco cardiovascular através da redução da pressão arterial . Tanto o chá verde quanto o chá preto contêm substâncias capazes de relaxar os vasos sanguíneos e ajudar a reduzir a pressão arterial.

Diz-se que misturar chá preto com leite poderia reduzir o seu potencial . Os investigadores acreditam, no entanto, que, uma vez que as proteínas do leite são separadas das catequinas do chá no estômago, os efeitos de “bloqueio” seriam mínimos ou inexistentes.

Na verdade, em estudos anteriores, beber chá com e sem leite resultou em benefícios semelhantes. Mesmo assim, sabe-se que aquecer o chá verde a 35ºC potencializa os seus efeitos anti-hipertensivos. Isso não significa que deva ser consumido quente, seria apenas necessário para o seu preparo.

Por sua vez, o chá Oolong parece ser o melhor queimador de gordura . É importante lembrar que todos os tipos de chá provêm da mesma planta , Camellia sinensis , e é o seu grau de oxidação que determina a sua variedade. O chá verde não é oxidado e o chá preto vem da oxidação completa. O chá Oolong estaria em um ponto médio de oxidação parcial, portanto compartilharia características de ambos.

Deve-se sempre optar pelo chá natural : sem corantes, conservantes, açúcares, adoçantes ou qualquer tipo de aditivo ou preparo prévio. Qualquer chá previamente preparado, em lata, garrafa ou recipiente que nos queiram vender, nunca será a melhor opção.

Ler Mais