<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Há um petisco português entre os melhores do mundo

19 Agosto 2019
Rita Rebelo

O galardão foi entregue nos prémios mundiais The World Restaurant Awards.

A gastronomia portuguesa continua a dar cartas lá fora. Os cachorrinhos da famosa cervejaria Gazela, na baixa do Porto, estão entre as cinco melhores “especialidades da casa” do mundo. O selo da distinção, à porta da casa original, aberta em 1962 junto ao Teatro Nacional de São João, na Travessa do Cimo de Vila, foi atribuído pelos novos prémios The World Restaurant Awards.

Há um petisco português entre os melhores do mundo

Na categoria “house special“, este afamado petisco, confeccionado no Porto desde 1962, ficou ao lado de iguarias da Itália, Índia, Japão e China.

Os cachorrinhos foram um dos petiscos provados pelo já falecido chef Anthony Bourdain, na última visita que fez ao Porto, em 2017, para gravar um episódio do seu programa “Parts Unknown”. Levam salsicha fresca e linguiça, queijo e molho especial. Custam 3,40 euros e são uma receita original do proprietário, Américo Pinto, e o genro.

O sucesso desta especialidade portuense levou à abertura de um segundo Gazela, praticamente à frente do primeiro espaço, em Agosto do ano passado. Numa das paredes, o destaque vai para fotografias de clientes ilustres, como Bourdain.

Além do Gazela, há outro nome português na lista dos finalistas dos The World Restaurant Awards: o comboio gourmet The Presidential.

Os prémios foram criados por dois jornalistas de gastronomia, Joe Warwick e Andrea Petrini, em parceria com a Fine Dining Lovers. A primeira edição teve lugar em Paris, em Fevereiro deste ano.