O futuro dos telemóveis parece estar quase perdido, ou pelo menos é o que pensa a empresa finlandesa Nokia que alertou que os telemóveis e smartphones serão ultrapassados pela experiência do metaverso na segunda metade da década. Isso mesmo afirmou Nishant Batra, diretor de Estratégia e Tecnologia da empresa finlandesa.
Como se fosse uma premonição, o responsável garante que as grandes empresas atuais, como Meta, Apple ou Xiaomi, estão a apostar no desenvolvimento de novos dispositivos. Esses seriam voltados para o mundo do metaverso, por isso acredita-se que o telemóvel como o conhecemos deixará de existir antes de uma determinada data: o ano de 2030.
Mas o desaparecimento dos smartphones com a chegada da Inteligência Artificial vai depender de como o novo mundo do metaverso se vai adaptar por parte dos utilizadores e das próprias empresas, tendo em conta que no início da nova década haverá dispositivos onde esse metaverso já estará incorporado: «deve haver dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada que sejam acessíveis, ergonómicos e com conexões sem fios».