Partilhar

Já ouviu falar em spirulina? Mas será que sabe o que é e para que serve?

A spirulina é um tipo de alga consumida há milhares de anos devido ao fato de possuir um elevado teor nutricional.

4 Julho 2022
Sandra M. Pinto

Recentemente, a alga foi eleita pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o “alimento do milênio”. A spirulina é um tipo de alga verde-azulada, popularmente conhecida como “alga azul”(cianobactéria), muito rica em nutrientes.

Desenvolve-se em águas alcalinas doces e marinhas de regiões quentes, sendo c considerada pelos especialistas uma das formas de vida mais primitivas da Terra.

A spirulina produz os seus próprios nutrientes para sobreviver e se reproduzir. Por isso, é fonte de proteínas e aminoácidos —em 3 g da alga (sugestão máxima de consumo diário) há quase 2 g de proteína, segundo o USDA (departamento de agricultura dos EUA).

Também fornece antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

O consumidor pode encontrar a spirulina como suplemento alimentar na forma de cápsulas, pó ou tabletes.

Devido à alta biodisponibilidade de ferro, o suplemento pode ser indicado para pacientes com anemia, além de mulheres que possuem um fluxo menstrual grande. Os seus nutrientes ainda contribuem para o metabolismo energético, por isso é indicado para mulheres que estão na menopausa.

Os antioxidantes e os minerais contidos na alga ainda ajudam a combater inflamações e a melhorar a imunidade, o que beneficia os idosos, pessoas convalescentes e obesos.

Mais Recentes

«Este é o signo que tem maiores hipóteses de se tornar milionário», revela estudo

há 11 horas

Nunca compre estas coisas em segunda mão

há 14 horas

Jamais tenha a tentação de guardar estas coisas na casa-de-banho

há 14 horas

A água lava tudo, ou quase: jamais a use para limpar estes objetos

há 15 horas

Em forma depois dos 50 anos: ponha em pratica estas dicas

há 15 horas

Middlemist Vermelha: conheça a flor mais rara do mundo (só existe em dois países)

há 15 horas

Coma apenas um pedaço desta fruta por dia e acrescente anos à sua vida

há 16 horas

Quase 4.500 euros é quanto custa este hambúrguer: o mais caro do mundo

há 16 horas

Especialistas alertam: «não consuma este tipo leite; é um dos mais prejudiciais»

há 16 horas

Óbito: Morreu o socialista João Cravinho

há 16 horas

Há uma razão clara para Trump adorar palhinhas de plástico; e não tem nada a ver com sucção

há 16 horas

Nutricionistas revelam a última coisa que comem e bebem antes de dormir: algumas surpreendem

há 16 horas

Este objeto doméstico comum em todas as casas atrai (mesmo) as baratas

há 17 horas

Ralph Fiennes surpreende com transformação corporal ‘incrível’ aos 62 anos

há 17 horas

Acabou-se a discussão: as 6 regras para colocar a louça na máquina de lavar

há 17 horas

Turismo: reclamações sobem 24% no primeiro trimestre

há 18 horas

Memórias de infância, portugalidade e influências asiáticas: conheça a nova carta do chefe Ricardo Costa

há 19 horas

Autenticidade, hospitalidade e bem-estar de excelência: conheça o “novo” Vilalara

há 19 horas

Aproveite a Páscoa e experimente fazer uma escapadinhas de autocaravana

há 19 horas

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.