<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Já reparou que as garrafas de vinho têm o fundo côncavo? Esta é a razão

Forever Young

esse elemento discreto tem dois nomes e exatamente o mesmo número de teorias sobre sua finalidade.

O nome técnico para um fundo côncavo é punt ou pontil. Eles são usados ​​de forma intercambiável, dependendo da região. O propósito do fundo é descrito por duas teorias populares que são frequentemente repetidas. Nenhuma delas tem confirmação de especialistas, mas muitas pessoas ainda as repetem. Alguns dizem que é apenas um elemento decorativo da garrafa , outros que o formato do fundo afeta a qualidade da bebida.

Para explicar esse mistério, temos de voltar aos tempos em que as garrafas de vinho eram feitas à mão através do sopro do vidro . Durante o processo de moldagem, o responsável segurava o fundo com uma haste longa, o que permitia uma aparente segurança, pois o vidro estava muito quente. Após a remoção da haste, ficou um fundo côncavo característico . Antigamente era assim, mas hoje a produção é feita por máquinas.

Em primeiro lugar, essas garrafas são muito mais estáveis ​​e resistentes à alta pressão . No caso dos vinhos espumantes , tal garrafa garante maior segurança na altura de abrir.

Outra vantagem das garrafas com reentrância no fundo é que elas facilitam o serviço da bebida . Você provavelmente não percebeu, mas ao inclinar o gargalo, basta colocar os dedos da outra mão na parte inferior para facilitar segurar a garrafa pesada.

Outra vantagem desse fundo é o sedimento de decantação , que, em vez de flutuar na garrafa, fica nas ranhuras estreitas do fundo.