Conhecido como a voz de Darth Vader na saga Star Wars e Mufasa em O Rei Leão , Jones também foi um ator talentoso de TV e teatro.
No palco, esteve em várias produções importantes, incluindo Otelo, Ratos e Homens, Hamlet, Driving Miss Daisy e, mais recentemente, The Gin Game.
Jones foi um dos poucos artistas a ganhar o EGOT (prémios Emmy, Grammy, Óscar e Tony), ganhando um Grammy de melhor álbum de palavra falada, ‘Great American Documents’ em 1977. Embora nunca tenha ganhado um Óscar, recebeu um honorário em 2011.
Doente de diabetes desde há muito tempo, morreu em casa cercado por familiares, de acordo com o seu agente Barry McPherson. Nenhuma causa de morte foi revelada.
Fãs e colegas famosos prestaram homenagem ao premiado ator, incluindo Mark Hamill, que interpretou Luke Skywalker, filho de Vader em Star Wars, que escreveru: «Um dos melhores atores do mundo, cujas contribuições para Star Wars foram imensuráveis. Fará muita falta”, acrescentando «RIP, pai.»
George Lucas escreveu : «James foi um ator incrível, uma voz única tanto na arte quanto no espírito. Durante quase meio século ele foi Darth Vader, mas o segredo de tudo isso é que ele era um ser humano lindo. Ele deu profundidade, sinceridade e significado a todos os seus papéis, entre os mais importantes sendo um marido dedicado à falecida Ceci e pai de Flynn. James fará falta a muitos de nós… amigos e fãs.»
«Da sabedoria gentil de Mufasa à ameaça ameaçadora de Darth Vader, James Earl Jones deu voz a alguns dos maiores personagens da história do cinema», escreveu o CEO da Disney, Bob Iger, numa declaração. «Um celebrado ator de teatro com quase 200 créditos em filmes e televisão em seu nome, as histórias que ele trouxe à vida com uma presença única e imponente e uma verdadeira riqueza de espírito deixaram uma marca indelével em várias gerações de público.»