Partilhar

Vacina anticoncepcional para homens? Sim, será uma realidade já em 2023

Anticoncepcional masculino em forma de vacina que especialistas consideram já ser melhor do que a vasectomia.

21 Setembro 2022
Sandra M. Pinto

Um contraceptivo masculino em forma de vacina apelidado de anticoncepcional Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), está a ser desenvolvido no Instituto Indiano de Tecnologia e deverá ficar pronto nos próximos em 12 meses.

Com efeito prolongado de até 10 anos, o anticoncepcional foi considerado melhor que a vasectomia, uma vez que é menos doloroso e reversível.

Risug é um gel que danifica as caudas dos espermatozoides individuais, impedindo-os de fertilizar os óvulos.

O procedimento pode ser revertido a qualquer momento com uma injeção de água e bicarbonato de sódio, sendo que um teste realizado em 300 voluntários referiu 97% de eficácia, com efeitos contraceptivos observados até aos 6 meses.

A sua vantagem é a de que não se baseia em hormonas.

Mais Recentes

Novo regulamento entra em vigor para melhorar disponibilidade de medicamentos

há 2 horas

Papa Francisco não tem febre e está estável: «Ficou comovido com mensagens de carinho», revela Vaticano

há 3 horas

Unidade hoteleira portuguesa está ente os Hotéis Históricos mais românticos do mundo em 2025

há 3 horas

Para ficar, literalmente, de boca aberta: estes são os alimentos com mais plásticos (e, por isso, menos saudáveis)

há 3 horas

«Arroz cor-de-rosa é mais nutritivo do que o normal», afirmam os cientistas

há 3 horas

Se está a pensar ter um animal de estimação, não compre: adote. Aproveite esta campanha e encontre o seu pet

há 3 horas

Óbito: Morreu o antigo nadador olímpico Fernando Madeira

há 4 horas

Amanhã não se esqueça do chapéu de chuva: mau tempo (e chuva) aproxima-se de Portugal

há 4 horas

«Estilo de vida contribui mais para um envelhecimento saudável do que os genes», diz estudo

há 4 horas

Tem bichos da prata em casa? Cuidado: pode ser um sinal de alerta

há 4 horas

Opinião: «Frio e chuva aumentam risco de doenças respiratórias em cães e gatos. Saiba o que fazer», Tiago Magalhães, médico veterinário

há 5 horas

Cidade espanhola «considera levar Meghan Markle a tribunal». A causa: o logotipo da marca de luxo da duquesa apresenta «semelhanças impressionantes» com o brasão da localidade

há 5 horas

Banda desenhada de autor português premiada em Itália

há 5 horas

Google cria co-cientista de IA que colabora com cientistas biomédicos

há 5 horas

É aqui que estão sepultados os Papas: saiba por que Francisco quer quebrar a tradição (quando morrer)

há 6 horas

Funeral do Papa «está a ser preparado»: Guarda Suíça «em stand by para a morte do pontífice» após a noticia de que «talvez não sobreviva» à pneumonia

há 6 horas

Óbito: Morreu Jacqueline Sanders-van Maarsen, a melhor amiga de Anne Frank

há 6 horas

Prazo está a acabar: com a entrega do IRS a chegar não se esqueça de validar as faturas

há 6 horas

O alerta chega do lado de lá do Atlântico: «gripe das aves propaga-se a vacas e a veterinários»

há 6 horas

Pneumonia bilateral: especialistas explicam a condição que levou o Papa Francisco ao hospital

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.