Partilhar

Lado direito ou do avesso: esta é a maneira correta de colocar as roupas na máquina de lavar

A maneira como coloca as roupas na máquina de lavar é essencial para preservar a sua durabilidade e melhorar a sua aparência.

5 Fevereiro 2025
Forever Young

Por esse motivo, os fabricantes geralmente incluem instruções específicas nas etiquetas que, se seguidas corretamente, podem manter as roupas em boas condições durante mais tempo.

Devido à variedade de tecidos, cores e elementos decorativos que as peças costumam ter, a indústria têxtil recomenda colocar as roupas na máquina de lavar seguindo algumas orientações. Uma das dúvidas mais comuns é se é melhor lavar as roupas do lado direito ou do avesso.

Especialistas recomendam lavar do avesso, pois essa prática protege os tecidos e as cores. O atrito com outras peças de roupa e o movimento da máquina de lavar podem desgastar a superfície visível, resultando em perda de cor e enfraquecimento das fibras.

Além disso, lavar do avesso minimiza a exposição direta dos tecidos à água e ao movimento da máquina de lavar, o que protege as cores r reduz o desgaste em tecidos delicados, prolongando a vida útil das roupas.

Evitar sobrecarregar a máquina de lavar é outro aspecto fundamental. Uma máquina de lavar cheia demais dificulta a lavagem adequada e pode causar vincos permanentes nas roupas. Também é essencial ajustar a temperatura da água de acordo com o tipo de tecido e o nível de sujidade.

Embora possa haver exceções dependendo do material ou condição das peças, em geral, lavar as roupas do avesso é uma técnica simples, mas eficaz para manter a sua qualidade e aparência durante mais tempo.

Mais Recentes

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 27 minutos

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 18 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 19 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 20 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 21 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 22 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 23 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.