A protagonista, que em 2015 regressou ao nome original de “Martine”, cresceu com as mães, avós e até bisavós de muitas crianças e as suas histórias permanecem, ainda hoje, atuais e relevantes para os mais novos.
Dada a popularidade e a mudança de nome, à medida que os anos passam, torna-se cada vez mais difícil encontrar exemplares originais destes livros icónicos, tendo-se estes tornado verdadeiros artigos de colecionador. É neste contexto que muita gente recorre a plataformas de produtos reutilizados, como a Wallapop, para manter viva esta herança literária.
Estas plataformas oferecem um acesso fácil e mais económico à coleção “Anita”, permitindo que os livros continuem a circular entre famílias, mantendo viva a tradição de partilhar estas histórias. Na Wallapop, as pesquisas por livros desta coleção cresceram em 100% face ao ano anterior, com Janeiro a ser o mês em que se registaram mais procuras.
Entre as edições mais procuradas, “A Anita descobre a Natureza” foi a aventura mais popular, refletindo que, para além de contribuir para a preservação cultural, a compra e venda destes livros em segunda mão promove um consumo mais sustentável e consciente, permitindo que tesouros literários sejam redescobertos e apreciados por novas gerações, sem a necessidade de novas edições.
Das coleções mais clássicas, às edições mais recentes, a personagem da Anita esteve um pouco por todo o lado e foi um pouco de tudo, possibilitando às crianças que a acompanharam viajar pelo mundo da imaginação sem limites. E, através destas plataformas de produtos reutilizados, as histórias de Anita podem continuar a ser lidas e relidas, garantindo que esta coleção única não se perde no tempo e continua a ser um elo de ligação entre diferentes gerações.