Josie Rourke estreia-se na realização para contar a história de Maria Stewart (representada por Saoirse Ronan), coroada Rainha de França aos 16 anos. Viúva aos 18, regressa ao seu país natal, a Escócia, para recuperar o seu direito ao trono, numa altura em que Escócia e Inglaterra são lideradas pela sua prima, a imperiosa Isabel I (interpretada por Margot Robbie).
Esta é a história de uma rivalidade no poder e no amor, em que duas regentes num mundo de homens têm de decidir como jogar um casamento contra a independência. Maria está num jogo de xadrez em que quer ser mais do que um simples peão e reivindica o seu direito ao trono inglês. Só que nesse lugar está a rainha Isabel I que governa de forma soberana. As tramas de cada uma das cortes são cativantes porque põem em perigo ambos os tronos e mudam o rumo da história.
Saoirse Ronan é a estrela promissora que dá vida a Maria Stewart. Ronan fez a sua estreia na televisão irlandesa, em 2003, com papéis em séries. No entanto, a jovem atriz de 24 anos, que está ainda no início da sua carreira, começou a ser mais conhecida pelo grande público nos três filmes para os quais foi nomeada para um Óscar (Expiação em 2007, com apenas 12 anos, Brooklyn, de 2015, e Lady Bird, em 2017).
Maria, a rainha dos escoceses conta com um elenco de luxo. Saoirse Ronan e Margot Robbie (também nomeada para um Óscar em Eu, Tonya) são as duas rainhas neste xadrez do argumento de Beau Willimon, baseado na biografia Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart da autoria de John Guy. Gemma Chan (Transformers: O Último Cavaleiro), David Tennant (da série de TV Doctor Who), Guy Pearce (Brimstone – Castigo), Joe Alwyn (Operação Final), Ian Hart (Harry Potter e a Pedra Filosofal), Jack Lowden (Dunkirk), Brendan Coyle (Downton Abbey) e Martin Compston (Sweet Sixteen) desempenham os atores secundários que dão substância ao enredo.