“Mês do vinho”. Festa do vinho novo decorre na Vidigueira (e começa já este sábado)

Num evento já tradicional na vila alentejana, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito apresenta uma celebração fortemente associado ao S. Martinho.

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) comemora, em novembro, o seu evento, já tradicional e marca da Adega, o Mês do Vinho. Durante o mês haverá um conjunto de eventos que estão, direta ou indiretamente, relacionados com a festa do vinho novo e que arranca já amanhã (9 de novembro), pelas 17h00.

Em 2019 o «Mês do Vinho» começa sábado, dia 9, com a Abertura das Talhas, e a prova do novo vinho. A etapa inaugural conta com a presença do Grupo Coral da Adega, além de outros grupos convidados como Os Vindimadores, o Grupo Cantadores do Cabeço do Diabo, e o Grupo Coral da Vidigueira. Para o fim do dia está prevista, ainda, a atuação dos Improvisos do Sul.

No fim-de-semana semana seguinte, pelas 21h00 de 16 de novembro, em colaboração com o Conservatório Regional do Baixo Alentejo, a Adega organiza o seu primeiro Concerto de S. Martinho. Um dueto de violino e guitarra, que vai tocar peças de Piazzola, Bartok e Paganini, promete encantar quem estiver a assistir.

A 23 de novembro, na Casa das Talhas, terá lugar, a partir das 19h30, mais um dos Jantares Vínicos. Nesta refeição alguns pratos especiais podem ser apreciados com os vinhos da Adega. O Mês do Vinho conhece a sua última etapa a 30 de novembro com o evento Talha Doc, que é uma mostra e prova de Vinhos de Talha, todos eles certificados pela Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo.

O presidente da ACVCA, José Miguel Almeida, disse, em comunicado à imprensa, que se «trata de continuar uma tradição muito viva na nossa região», em que se associa o S. Martinho à produção de vinho, «e no nosso caso ao Vinho de Talha». Além de que, «pretendemos continuar a unir o vinho à gastronomia, com a novidade de um concerto de música clássica, e dar expressão pública ao vinho de talha certificado», acrescentou.