<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Modelo de atendimento nas urgências da Feira e da região vai mudar na terça-feira

28 Fevereiro 2024
Forever Young

As urgências de Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Arouca “vão mudar terça-feira” e só atenderão utentes referenciados por 112, SNS24, médicos ou instituições competentes, salvo exceções previstas na lei, anunciou a administração.

Segundo informa hoje a Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV), que no distrito de Aveiro gere o referido serviço do Hospital São Sebastião e as urgências básicas dos hospitais de São João e Oliveira de Azeméis e do Centro de Saúde de Arouca, ficam dispensados de referenciação externa apenas casos de “gravidade evidente” previstos na Portaria N.º 71/2024, como vítimas de trauma por acidente nas 48 horas anteriores, vítimas de agressão, doentes acamados ou sem mobilidade, menores de um ano de idade, maiores de 70 anos e cidadãos em situação cardiovascular aguda, défice neurológico grave ou crise do foro psiquiátrico.

“O objetivo do novo modelo de atendimento é fazer com que ninguém vá ao serviço de urgência sem primeiro fazer o contacto prévio com uma estrutura do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que classifique o caso como realmente urgente e o encaminhe para lá”, explica à Lusa o presidente do conselho de administração da ULS EDV – entidade que em janeiro substituiu o Centro Hospitalar do EDV e agora também tutela toda a rede de cuidados primários da região.

A alteração no formato de atendimento das urgências já foi publicada em Diário da República e segue o modelo do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que foi testado “com sucesso” na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, e que na próxima semana entra em funcionamento também na ULS de Gaia/Espinho.

Miguel Paiva diz que esse novo sistema é necessário porque, embora a referenciação por via da linha SNS24 já estivesse disponível, “só 5% dos utentes das urgências do EDV iam lá devidamente referenciados”.

Para aumentar o uso correto desse serviço, o atendimento nas urgências será recusado a todos os que não se encontrem nas condições de exceção referidas na lei e só seguirão para triagem os utentes referenciados por uma de quatro vias: pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, após análise de situação reportada à linha de emergência 112; pela linha telefónica SNS24, contactada por iniciativa do próprio utente, em casa ou no hospital; pelo médico de família do doente; por outro médico, mediante declaração clínica assinada; ou por uma instituição de saúde, pública, privada ou social competente para o efeito.

“Se um doente não tiver sido referenciado desta forma antes de chegar às urgências, terá que contactar o SNS24 no próprio hospital. Para isso, haverá no São Sebastião uma cabine telefónica dedicada apenas a esse contacto e, nesta fase, também uma equipa destacada para ajudar os utentes que precisem desse serviço”, adianta Miguel Paiva.

Dessa chamada telefónica resultará um de três cenários: “Se a situação for, de facto, urgente, o SNS24 comunica-o ao hospital, o utente faz a triagem e, se receber pulseira amarela ou laranja (que são as que identificam os casos de maior gravidade), será atendido normalmente. Se a triagem lhe der pulseira azul ou verde, o serviço de urgência não o atende lá e agenda-lhe uma consulta no centro de saúde, onde será recebido no próprio dia ou logo no dia seguinte”.

Já se a linha SNS24 decidir que a situação não justifica atendimento nem na urgência nem no centro de saúde, o utente deixará o hospital, após receber instruções para o devido “autocuidado”.

Nos casos em que o utente for transferido para o centro de saúde, Miguel Paiva garante que “haverá sempre médico disponível” para o acompanhar, porque está a ser reforçada a resposta complementar da rede de cuidados primários, nomeadamente no que concerne a capacidade de consultas, agendamentos para o próprio dia e reação a situações de agudização de doença.

“Mesmo que o médico de família de determinado utente não esteja disponível, ele será sempre recebido por outro profissional. Queremos que haja sempre atendimento para estes doentes e daí estarmos a avaliar todas as semanas o número de vagas disponíveis nos centros de saúde, para as ir ajustando às necessidades introduzidas por este novo sistema de referenciação”, conclui o administrador da ULS EDV.

AYC//LIL

Lusa/Fim

Mais Recentes

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 14 horas

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 14 horas

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 14 horas

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 14 horas

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 15 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 15 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 15 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 16 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 16 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 16 horas

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 16 horas

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 17 horas

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 17 horas

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 17 horas

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 19 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 19 horas

Tenha o cabelo com que sempre sonhou com esta novidade da Mercadona (por menos de 4 euros)

há 20 horas

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

há 20 horas

Como fazer o pedido de reforma em 2025: todas as respostas aqui

há 20 horas

Óbito: Morreu Francisco Gonçalves, figura icónica da comunidade motard de Castelo Branco

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.