Partilhar

Mora no Algarve? Há uma excelente noticia relacionada com a saúde que importa conhecer

Conheça-a aqui.

14 Abril 2023
Forever Young

O novo Centro Oncológico de Referência do Sul deverá estar a funcionar em finais de 2024, passando a tratar doentes que atualmente se deslocam a Lisboa ou Sevilha, estimou hoje uma responsável do Centro Universitário Hospitalar do Algarve (CHUA), avança a Lusa.

”Esperamos que este novo centro esteja construído até final do próximo ano, e a funcionar”, indicou a presidente conselho de administração do CHUA, Ana Varges Gomes.

A declaração foi feita no Estádio do Algarve durante a cerimónia de assinatura do protocolo entre a Associação de Municípios Loulé/Faro e o CHUA para cedência de um terreno no Parque das Cidades, situado na fronteira entre os dois concelhos, onde será construído o Centro Oncológico de Referência do Sul.

Segundo Ana Varges Gomes, há cerca de 1.500 doentes oncológicos que são anualmente diagnosticados no Algarve e “vários” entre eles são encaminhados para fazer o mais diverso tipo de exames e tratamentos em Lisboa ou Sevilha, no sul de Espanha.

“Para todos estes doentes, de alguma forma, para estes 1.500 que temos neste momento, isto vai ser uma mais-valia porque passam a fazer todos os exames de estadiamento no mesmo sítio […], assim como o tratamento”, sublinhou a responsável.

O futuro centro oncológico, implantado numa área com cerca de 5.500 m2, irá integrar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pretende “colmatar uma lacuna regional na prestação dos cuidados de saúde, dando apoio a muitos algarvios que padecem de doença oncológica e que necessitam de uma abordagem multidisciplinar, tanto em termos de diagnóstico como de tratamento”, segundo um comunicado da Câmara de Loulé.

O objetivo é reunir num espaço várias especialidades, como a oncologia médica, cirurgia, radioncologia, nutrição, dor crónica, medicina física e de reabilitação, cuidados paliativos e apoio social, para que o doente não precise de sair da região e que, numa única deslocação, possa realizar o tratamento de forma integrada e acompanhado de vários profissionais.

Esta unidade de saúde permitirá receber anualmente “dois a três mil novos doentes”, do Algarve, do Alentejo e mesmo de Espanha, junto à fronteira, com suspeita de diagnóstico oncológico.

Por outro lado, vai permitir realizar, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, tratamentos através de “técnicas de radioterapia e radiocirurgia, assim como fazer o diagnóstico e o estadiamento para confirmação da doença ou para a tomada de decisão terapêutica multidisciplinar”.

O CHUA será responsável pela construção, manutenção e exploração de todos os recursos técnicos e humanos deste do novo equipamento.

O Centro Oncológico de Referência do Sul ficará situado no Parque das Cidades, onde também está projetada a construção do futuro Hospital Central do Algarve.

O novo equipamento tem um custo de investimento de 14 milhões de euros, que será apoiado em cerca de nove milhões de euros com fundos europeus.

Presentes na cerimónia de assinatura, os presidentes das Câmaras de Faro e de Loulé, Rogério Bacalhau e Vítor Aleixo, assim como o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, congratularam-se pela construção do equipamento nos terrenos conjuntos dos dois concelhos.

 

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 7 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 7 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 7 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 7 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 8 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 8 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 8 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 9 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 9 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 11 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 11 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 11 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 12 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 12 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 13 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 13 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 13 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 15 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 15 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.