Existem diversas razões para os 50 serem os novos 30 e uma delas está diretamente ligada com os hábitos mais saudáveis, que consequentemente influenciaram no avanço da expectativa de vida.
Se hoje vivemos mais, significa que uma pessoa atualmente com 90 equivale a uma de 70 em tempos atrás, a de 80 com 50 e por aí fora.
O mundo avançou
Claro que uma boa genética conta bastante. Só que os avanços da vida moderna garantiram ainda mais a qualidade de vida:
- o saneamento básico e moradias estão mais adequadas;
- as vacinas são capazes de nos imunizar contra doenças durante uma vida toda;
- há mais acesso à saúde, com a possibilidades de fazermos exames de rotina e prevenir doenças, como o cancro de mama;
- os remédios são mais acessíveis para o controle de diversas doenças crónicas como o diabetes, o colesterol e a pressão alta;
- há mais programas e projetos destinados a prática de exercícios físicos para pessoas com mais idade.
As pessoas continuam ativas
Com a saúde em dia, ou, pelo menos, controlada, sobra tempo para curtir mais a vida. Ou continuar a trabalhar, o que costuma ser a atividade principal de muita gente na casa dos 50.
Estar na ativo significa ter dignidade e a sensação de que ainda são bem-vindos ao mercado profissional. Em algumas profissões, são até mais valorizados justamente pela experiência que adquiriam ao longo do tempo.
Há mais tratamentos e cosméticos à disposição
Também é verdade que a aparência física conta muito para esse público, especialmente para as mulheres, que estão cada vez mais dispostas a se tratarem.
Muitas são felizes com a idade que têm e a vida que levam. Não são reféns de um padrão de beleza, tampouco querem competir com a jovem de 30. Elas querem apenas cuidar-se, emagrecer com saúde e estar bem consigo mesmas.
Para essas mulheres, existem boas maneiras de se cuidar sem perder tempo com paradigmas impostos pela sociedade:
- use protetor solar todos os dias para prevenir o envelhecimento precoce da pele, manchas e até cancro e ainda inibir o aparecimento de rugas;
- faça esfoliação no corpo pelo menos uma vez por semana, o que ajuda a eliminar a grande quantidade de células mortas que surgem com o passar do tempo;
- aposte em adesivos antissinais, que são práticos e fáceis de serem aplicados para suavizar marcas e linhas de expressão;
- na maquilhagem, invista em bons corretores para disfarçar manchas e olheiras, e um blush, que traz frescura ao rosto.
Apesar das transformações do mundo e da revolução da indústria de cosméticos, aceitar o próprio corpo e entender que o tempo passou é um dos melhores caminhos para ser feliz.
Mulheres que chegaram ou já passaram dos 50 anos revelaram, em depoimentos, que estão no auge da vida física e emocional. Muitas afirmam que o tempo trouxe tranquilidade, segurança e liberdade de escolhas, de fazer o que se quer e na hora a que deseja. A ansiedade da juventude ficou para trás, e hoje conseguem curtir a família e os amigos com mais satisfação.
Em geral, reconhecem as limitações físicas, mas sentem o vigor de uma jovem.
Mas somam, agora, a experiência que só a idade consegue trazer. E acreditam que é aí que mora o segredo da beleza da mulher madura.