O que come e bebe na noite anterior ao exame de sangue pode, para muitos, influenciar os resultados. Comer pratos muito gordurosos, mas também há uma série de alimentos que devemos evitar para garantir que não alterem os parâmetros da análise.
As análises de manhã devem ser feitas de estômago vazio. Mas nem todos sabem a influência que o que consumimos na noite anterior , tanto alimentos quanto bebidas, pode ter para garantir que os resultados do teste sejam precisos, de acordo com uma publicação do Red News. Por isso, os especialistas referem que a recomendação mais sensata é clara: um jantar leve e de fácil digestão, ingerido pelo menos oito horas antes do exame.
Um bom exemplo de um jantar adequado seria, por exemplo, um caldo de legumes ou um prato de arroz branco. Também não é uma boa ideia saltar o jantar, pois o jejum também afeta o corpo, além de cuidar da hidratação. Embora esse conselho se aplique a quase todas as situações da vida diária, beber água regularmente, cerca de oito copos ou dois litros por dia, é necessário para manter o equilíbrio adequado do corpo. Devemos evitar substituir o consumo de água por café, outras bebidas com cafeína ou energéticos e o álcool.
Quanto aos pratos gordurosos, os piores que podemos escolher para o jantar na noite anterior à análise são fritos, salsichas, pratos pré-cozidos e molhos industriais. Por um lado, dificultam a digestão e, por outro, elevam os níveis de lipídios no sangue durante algumas horas. Isso afeta, por exemplo, o colesterol e os triglicerídeos que não estão presentes no corpo no momento da análise e que podem não estar presentes noutros momentos, por isso os resultados da análise podem confundir o médico quando for analisar o estado normal.
Também não é uma boa ideia exagerar nas fibras na noite anterior. Embora as fibras sejam ótimas aliadas, se consumidas em grandes quantidades na noite anterior, podem causar inchaço, desconforto e afetar a maneira como o corpo absorve certos nutrientes.
E, por fim, não é uma boa ideia exagerar nos carboidratos complexos, como massa, arroz ou pão em grandes quantidades. O motivo é que eles também podem alterar os níveis de açúcar no sangue se comidos em excesso. O melhor é optar por um jantar simples e não muito pesado. S