Uma alimentação equilibrada é um dos pilares em que se baseia a boa saúde, por isso que é aconselhável consumir uma infinidade de alimentos que possam fornecer todos os tipos de nutrientes e minerais ao corpo. Nesse sentido, é aconselhável consumir tanto carne quanto peixe, além de vegetais e frutas .
Quanto ao peixe, um dos recomendados pelos especialistas é a sardinha.
A médica Kristen Carley falou sobre ela ao portal de notícias búlgaro Actualno. A especialista destacou que «este peixes está cheios de ómega 3, cálcio e vitamina D».
Já a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), que elabora uma série de conselhos para cada alimento nas quais inclui as suas propriedades e valor nutricional, especificou que a sardinha, «juntamente com as anchovas, constituem o peixe azul por excelência».
Relativamente ao ómega-3, a entidade assegura que, «uma dose cobre quase 100% dos objetivos nutricionais recomendados para a ingestão diária da população». Além disso, as proteínas que contém são «de elevado valor biológico» e «contribuem significativamente para a sua ingestão diária».
O seu conteúdo de vitamina D, «contribui para a normal absorção e utilização do cálcio e do fósforo».