Quer ter umas férias sem problemas? Siga estas dicas

Do Portal da Queixa

O período de férias aproxima-se e é tempo de preparar os tão merecidos dias de descanso. Seja qual for o destino de férias escolhido, há várias coisas a ter em conta para umas férias seguras, sem problemas ou reclamações. Vai viajar para fora do país? Alugou uma casa de férias, um alojamento turístico ou vai ficar num hotel? Seja qual for a escolha, a pesquisa antes de uma tomada de decisão é muito importante para evitar imprevistos de última hora. Eis algumas dicas:

O que ter em conta em viagens de avião?

Em voos dentro da União Europeia, a documentação necessária é cartão de cidadão, seguro de saúde, cartão de crédito, assistência na saúde ou outros trâmites específicos do país de destino. Em viagens intercontinentais, deve reunir toda a documentação pedida para entrar no país: passaporte, seguro, visto, boletim de vacinas em dia se necessário. Informa-se bem!

O que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voos?

A legislação europeia prevê que o consumidor tenha direito a uma indemnização entre 125 e 600 euros, tendo em conta a distância do voo e a duração dos atrasos. Caso o voo seja cancelado à última hora, pode exigir o reembolso do preço total do bilhete, no prazo de sete dias, ou a companhia deve apresentar uma outra opção razoável. Poderás ter ainda direito a uma indemnização entre 250 a 600 euros, exceto se o atraso do voo for por causa maior.

E se a bagagem não chega ao destino?

Tem direito a uma indemnização até 1.223 euros, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Se a bagagem chegar danificada, dispões de sete dias a contar do dia em que recebe a mala para apresentar queixa à companhia aérea. Se o caso for de atraso na receção da bagagem tem até 21 dias para reclamar.

Como resolver algum problema durante a viagem?

É um detalhe que pode fazer toda a diferença: registar a viagem no consulado pode ser um apoio muito importante em caso de acidente, catástrofe natural, entre outros incidentes. Só precisa de enviar um e-mail para gec@mne.pt, indicando o número do cartão de cidadão, o número de telemóvel, o percurso da viagem, o contacto do alojamento e o nome de alguém a contactar em caso de emergência. Muito importante: pesquisa a categoria Companhias aéreas na plataforma antes de tomar uma decisão. Só no primeiro trimestre, o setor do Turismo recebeu perto de 2.000 reclamações, com as companhias aéreas e os sites de reserva de viagens a gerar 64% do volume total de reclamações.

 

Agências de viagens: consultar o ranking no Portal da Queixa

No momento de reservar o próximo destino de férias, a tomada de decisão deve considerar quais as marcas e serviços que apresentam os melhores indicadores de reputação.

Segundo a avaliação dos consumidores no Portal da Queixa, estas são as agências com melhor Índice de Satisfação na plataforma:

Dellasol – Índice de Satisfação de 91 pontos (em 100)

Top Atlântico – Índice de Satisfação de 79.2 pontos

Rickytravel – Índice de Satisfação de 77.8 pontos

Viagens El Corte Inglês – Índice de Satisfação de 90 pontos

 

Reservas de alojamento, o que deve saber?

No momento de reservar alojamento evite ao máximo fazer reservas por telefone ou através de anúncios particulares feitos em redes sociais, por exemplo. Procure reservar alojamento em sites de reservas credíveis – pode pesquisar na categoria “Sites de Reservas de Alojamento” no Portal da Queixa para comparar rankings e conhecer a opinião de outros consumidores antes de tomar uma decisão.

Opte sempre por métodos de pagamento seguros e guarde todos os comprovativos e recibos de pagamentos efetuados. Se o alojamento for diferente do que foi reservado, denuncie a situação no Portal da Queixa ou noutra entidade para esse efeito. A partilha é muito importante e ajuda outros consumidores.

Em suma, é importante ter o máximo de informação possível antes de ir de férias, sobretudo se viaja para fora do país. Certifique-se, sobretudo, que a empresa é credível e que presta todo o apoio ao cliente sempre que necessário. Escolhas acertadas e conscientes são fundamentais para umas férias seguras e sem problemas

Ler Mais