Partilhar

No Porto, músicos e proprietários já foram notificados para abandonar edifício

Saiba mais sobre o tema

8 Setembro 2023
Forever Young

Os proprietários e arrendatários do centro comercial Stop foram hoje notificados pelos serviços da Câmara Municipal do Porto de que têm até 10 dias úteis para desocupar o edifício.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Cultural de Músicos (ACM) do Stop, Rui Guerra, afirmou que os proprietários e arrendatários foram hoje notificados, através de um edital afixado na porta do centro comercial.

Assinado pela diretora do Departamento Municipal de Fiscalização, o edital, a que a Lusa teve acesso, informa da decisão do presidente da Câmara do Porto de “determinar a cessação da utilização do edifício, de todas as frações autónomas e do parque de estacionamento”.

“Ficam desta forma notificados (…) os proprietários, arrendatários e demais ocupantes do edifício, de todas as frações autónomas e do parque de estacionamento aberto ao público do edifício centro comercial Stop da ordem suprarreferida, a fim de cessarem a sua utilização, concedendo-se um prazo de 10 dias úteis para o efeito, a partir da data de afixação do presente edital”, refere o documento.

À Lusa, Rui Guerra admitiu, no entanto, que a saída dos músicos “pode ser reversível” se os proprietários dotarem o Stop das infraestruturas de segurança necessárias para o combate a incêndios.

“Estamos em contacto com os proprietários”, afirmou, adiantando estar prevista, no início da próxima semana, uma inspeção da Proteção Civil com os proprietários.

A Lusa contactou o presidente da outra associação que representa os músicos, a Alma Stop, mas até ao momento não obteve resposta.

O Stop, que funciona há mais de 20 anos como espaço cultural, com salas de ensaio e estúdios, viu a maioria das suas frações serem seladas em 18 de julho, deixando quase 500 artistas e lojistas sem terem para onde ir, mas reabriu em 04 de agosto, com um carro de bombeiros à porta.

Além do encerramento do edifício, e perante as conclusões do relatório da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os serviços municipais defendem também uma providência cautelar contra a ANEPC e contra o Ministério da Administração Interna, “por violação ou fundado receio de violação do direito administrativo”.

A autarquia liderada por Rui Moreira quer que tanto a Proteção Civil como o ministério liderado por José Luís Carneiro sejam obrigados “à adoção de todos os atos e operações materiais necessárias a determinar, a título preventivo e com efeitos imediatos, mediante ordem escrita e fundamentada, o encerramento provisório das instalações do Centro Comercial Stop”.

Como a providência cautelar tem “caráter instrumental e provisório”, os serviços jurídicos da autarquia pretendem também avançar com uma ação administrativa para invalidar o despacho da inspeção extraordinária “por vício de violação de lei”, bem como condenar a ANEPC e o ministério a ordenar o encerramento do Stop.

O relatório da Proteção Civil indica que ficou “claramente demonstrada a falta de segurança do edifício” depois de realizados testes de avaliação de risco de incêndio com o método Gretner, em que “a segurança é suficiente se for alcançado o valor 1”, mas os pisos à superfície do Stop obtiveram 0,45 e 0,77 (com bombeiros à porta), e os subterrâneos 0,805 e 1,368 (com bombeiros).

Há ainda falhas nas condições gerais de evacuação, “o gerador não se encontra dedicado exclusivamente à segurança contra incêndio” como previsto na lei, “o quadro elétrico do gerador evidencia falta de manutenção e intervenções não respeitando as boas práticas”, havendo anda falhas na sinalização e iluminação de emergência, entre outras anomalias identificadas.

 

Mais Recentes

Investigadores estudam quase 80 mil homens e descobrem conexão entre esperma e expectativa de vida

há 14 horas

Opinião: «Animais de companhia – estimar, mas também cuidar, para o bem de todos», Bernardo Soares, UPPartner

há 14 horas

Diga adeus à secura vaginal: esta planta medicinal rica em ácidos gordos é perfeita para este sintoma da menopausa

há 15 horas

Harvard recomenda: «mulheres com mais de 50 anos devem comer isto para um envelhecimento saudável»

há 15 horas

A manicura antienvelhecimento que proporciona o efeito de ‘mãos perfeitas’

há 16 horas

«Este é o número máximo de cafés que pode beber por dia sem colocar a saúde em risco», garante especialista

há 16 horas

«Este é o perigo de se comer presunto todos os dias», alerta especialista

há 16 horas

Nem álcool nem refrigerante: esta é a bebida que mais causa danos ao cérebro

há 17 horas

A importância da atividade física para a saúde: dicas para se começar a mexer

há 17 horas

Dicas para cuidar da saúde digestiva nesta Páscoa

há 17 horas

Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio está de volta e nós descobrimos quando e onde

há 18 horas

Restaurante celebra aniversário com trilogia e sorteios para os fãs

há 18 horas

Santa Cruz Movement and Nature House lança o programa Spring Bliss

há 18 horas

The Vintage House: Páscoa no refúgio gastronómico e natural do Douro

há 19 horas

XXL by Olivier apresenta XXL Terrasse Steak & Frites para celebrar a temporada de verão

há 19 horas

‘O Tinder das viagens’: quando a tecnologia cria o match perfeito

há 19 horas

Alerta sobre os perigos deste prato comum nos supermercados: «Não comprem isto para os vossos filhos e netos»

há 20 horas

Por menos de 4 euros tenha à sua mesa o tradicional folar da Páscoa: basta passar no Aldi

há 20 horas

Prepare-se: abril continua chuva com “valores acima da média” durante esta semana

há 20 horas

‘Pascoa em segurança’: siga estes conselhos da PSP «para uma condução segura»

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.