Partilhar

Nova estação marca o regresso destes 5 alimentos

Algumas frutas e vegetais muito ricas em nutrientes têm a sua época alta na primavera.

21 Março 2020
Forever Young
Nova estação marca o regresso destes 5 alimentos
Foto: Pixabay

Com a chegada da primavera regressam às nossas dietas alimentos ricos em nutrientes e outras substâncias benéficas para a saúde e bem-estar. Nesta época estão mais presentes as refeições mais frescas e leves (as saladas que não precisam de aquecimento) e, ao mesmo tempo, mais saudáveis.

Vários especialistas em nutrição recomendam os alimentos da época, na altura de fazer escolhas alimentares. Estes contribuem para o fortalecimento da nossa saúde e são a opção mais sustentável e amiga do ambiente.

Nova estação marca o regresso destes 5 alimentosA cereja é uma fruta que tem um grande teor de vitamina A, compostos fenólicos e flavonoides. Estes elementos apresentam um potencial antioxidante de relevo, que têm sido estudados pelo papel importante que podem desempenhar na prevenção de algumas doenças.

O facto de a cereja ser rica em melatonina pode fazer dela um auxiliar natural para ganhar uma maior qualidade do sono. Também é uma fruta com baixo valor energético.

 

Já no grupo das leguminosas, o consumo de ervilhas e favas é benéfico para a saúde. Apresentam um baixo valor energético e uma combinação interessante de proteínas, fibras e hidratos de carbono de absorção lenta.

Pelo contrário, apresentam uma quantidade de gordura praticamente nula e não contêm colesterol na sua composição. Estas duas leguminosas têm em comum níveis assinaláveis de fósforo, niacina (vitamina B3) e vitamina A.

 

 

A framboesa é um dos frutos com maior percentagem de fibra e um dos que apresenta menor percentagem de hidratos de carbono. Por este motivo, apresentam um baixo valor energético. As antocianinas são compostos bioativos responsáveis, em grande parte, pelos benefícios para a saúde, graças à sua ação anti-inflamatória e antioxidante.

 

A estes compostos junta-se ainda a vitamina C, também ela com propriedades antioxidantes. Também o mirtilo tem uma grande riqueza nutricional, nomeadamente, em antioxidantes.

Esta baga apresenta quantidades igualmente consideráveis de vitamina C, K e fibra mas é o seu teor de compostos fenólicos que a coloca no ranking dos alimentos com maior capacidade antioxidante. Tal como a framboesa, entre os compostos do mirtilo encontram-se as antocianinas e os taninos.

O consumo de mirtilos pode ter um contributo importante na prevenção de certos tipos de cancro, doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas, por exemplo o Alzheimer.

Por fim, os tão apreciados morangos partilham algumas das características nutricionais das framboesas e dos mirtilos, particularmente a presença de antocianinas e o seu potencial antioxidante. O teor de vitamina C tem uma percentagem muito próxima à da laranja, com a necessidade diária deste micronutriente a ser atingida com uma pequena dose de morangos.

A combinação das quantidades de fibra e ácidos orgânicos do morango pode prevenir a obstipação, além de favorecer o bom funcionamento intestinal.

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 12 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 12 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 12 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 13 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 13 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 13 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 14 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 14 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 15 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 15 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 15 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 15 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 16 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 17 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 17 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 18 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 19 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 19 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 19 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.