Fumar
Fumar é um hábito extremamente prejudicial à saúde, e o momento após a refeição é especialmente crítico para os fumadores.
Ao acender um cigarro após comer, além de expor o corpo a substâncias nocivas presentes no tabaco, o ato de fumar aumenta a necessidade de oxigênio para a digestão.
Esse processo sobrecarrega o sistema respiratório e cardiovascular, prejudicando a absorção adequada de nutrientes pelo corpo.
Tomar banho
Embora um banho seja uma maneira agradável de relaxar e limpar o corpo, não é recomendado logo após a refeição porque o processo de digestão requer um aumento do fluxo sanguíneo para o estômago e os órgãos envolvidos .
Consumir frutas
Comer frutas como sobremesa não é a melhor opção. As fibras exigem enzimas diferentes, sobrecarregando a digestão. Prefira consumi-las com o estômago vazio.
Dormir
Após uma refeição, muitas pessoas sentem uma sensação de sonolência natural, o que pode levá-las a querer deitar-se e descansar. No entanto, deitar-se imediatamente após comer pode prejudicar a digestão adequada dos alimentos.
Ingerir água gelada
Água gelada durante ou após as refeições solidifica os alimentos e prejudica a absorção de nutrientes. Prefira água à temperatura ambiente.
Tomar chá
Apesar de saudável, o chá não é ideal após as refeições, pois o ácido tânico interfere na absorção de ferro, podendo causar anemia crónica.