Partilhar

Nuno Borges segue Alcaraz e Medvedev até à terceira ronda do Open da Austrália

O tenista português Nuno Borges alcançou o seu melhor resultado em torneios do Grand Slam, ao acompanhar o espanhol Carlos Alcaraz e o russo Daniil Medvedev até à terceira ronda do Open da Austrália, em Melbourne Park.

18 Janeiro 2024
Forever Young

Numa boa jornada para o ténis nacional, contemplado igualmente com a qualificação do português Francisco Cabral para a segunda ronda de pares, o maiato, número 69 do ranking ATP, alcançou o seu primeiro triunfo diante um jogador do ‘top 30’ mundial, ao superar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (24.º ATP) em três sucessivos sets, por 7-6 (9-7), 6-3 e 6-3, avança a Lusa.

Depois do tenista natural de Málaga servir para fechar o set e ter tido um ‘set point’ no ‘tie-break’ da primeira partida, Nuno Borges, de 26 anos, conseguiu recuperar e ao fim de duas horas e 18 minutos encerrou o desafio, tornando-se no terceiro jogador português a atingir a terceira ronda do ‘Happy Slam’, após Frederico Gil e João Sousa.

Já depois do atleta do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis marcar encontro com o búlgaro Grigor Dimitrov (13.º AT), graças ao triunfo deste ante o local Thanasi Kokkinakis (80.º ATP), por 6-3, 6-2, 4-6 e 6-4, Carlos Alcaraz, de 20 anos, foi obrigado a discutir quatro partidas para derrotar o italiano Lorenzo Sonego (46.º ATP), pelos parciais de 6-4, 6-7 (3-7), 6-3 e 7-6 (7-3).

O número dois do mundo, à procura de recuperar a liderança do ranking no final do primeiro ‘major’ da temporada, perdeu o seu primeiro ‘set’ nesta 112.ª edição do Open da Austrália, mas assegurou o regresso à terceira eliminatória e um encontro com o chinês Juncheng Shang (140.º ATP), de 18 anos, em Melbourne, onde é um dos mais fortes candidatos a erguer aquele que poderá ser o seu terceiro título do Grand Slam.

Bem mais complicada foi a tarefa de Daniil Medvedev, terceiro cabeça de série e vice-campeão do torneio australiano em 2021 e 2022, para dar a volta a um embate que perdia por dois ‘sets’ a zero diante do finlandês Emil Ruusuvuori (53.º ATP), acabando por ganhar ao cabo de cinco parciais, por 3-6, 6-7 (1-7), 6-4, 7-6 (7-1) e 6-0, em quatro horas e 23 minutos.

À semelhança de outros favoritos, o alemão Alexander Zverev, que figura no sexto lugar na hierarquia ATP, viveu uma segunda ronda igualmente complicada e diante do ‘qualifier’ eslovaco Lukas Klein (163.º ATP) precisou de cinco partidas, pelos parciais de 7-5, 3-6, 4-6, 7-6 (7-5) e 7-6 (10-7), para garantir a manutenção em prova ao fim de quatro horas e 31 minutos de uma renhida batalha.

Enquanto o germânico agendou um duelo com o jovem norte-americano Alex Michelsen (91.º ATP), de 19 anos, a estrear-se nos Antípodas, o norueguês Casper Ruud (11.º ATP) também resistiu ao duro teste imposto pelo australiano Max Purcell (45.º ATP), que só cedeu a passagem à terceira ronda em cinco sets, com os parciais de 6-3, 6-7 (5-7), 6-3, 3-6 e 7-6 (10-7).

O dinamarquês Holger Rune (8.º ATP), por sua vez, foi o único ‘top 10’ a não sobreviver à segunda eliminatória, ao perder frente ao francês Arthur Cazaux (122.º ATP), dotado de um ‘wild card’ para se estrear em Melbourne Park, com os parciais de 7-6 (7-4), 6-4, 4-6 e 6-3.

Na competição de pares, o português Francisco Cabral (53.º ATP no ‘ranking’ da variante) estreou-se com uma vitória, ao lado do parceiro inglês Henry Patten (73.º ATP), num encontro interrompido várias vezes devido à chuva.

Depois de salvar um ‘match point’ quando serviram a 5-6 abaixo no terceiro set, a dupla luso-britânica bateu os australianos Tristan Schoolkate e Adam Walton, por 6-3, 6-7 (6-8) e 7-6 (10-4) e vai agora medir forças com o britânico Neil Skupski (10.º ATP) e o mexicano Santiago Gonzalez (13.º ATP).

O quadro feminino de singulares voltou a ficar hoje marcado pela queda de duas cabeças de série, Jéssica Pegula e Elena Rybakina, vice-campeã do Open da Austrália, num dia em que a polaca Iga Swiatek, líder do ranking WTA, teve de se aplicar a fundo para vencer a norte-americana Denielle Collins (62.ª WTA), por 6-4, 3-6 e 6-4.

Enquanto a norte-americana (5.ª WTA) caiu perante a francesa Clara Burel (51.º WTA) em apenas dois ‘sets’, com os parciais de 6-4 e 6-2, a cazaque, número três do mundo, foi eliminada pela russa Anna Blinkova (57.ª WTA), após esta salvar seis ‘match points’ e, à sua 10.ª oportunidade, fechar a renhida batalha por 6-4, 4-6 e 7-6 (22-20).

Rybakina e Blinkova protagonizaram o mais longo ‘match-tiebreak’ (42 pontos) da história do ténis feminino no Grand Slam, ao superar os 38 pontos registados por Lesia Tsurenko e Ana Bogdan na edição de 2023 de Wimbledon.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 9 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 11 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 11 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 12 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 12 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 13 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 13 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 13 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 14 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 14 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 14 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 15 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 16 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 17 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 17 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 18 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 18 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 19 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 19 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.