O cancro é uma das doenças que mais assusta as pessoas, o que é normal pois tem vindo a aumentar a sua incidência. Esse aumento deve-se, sobretudo, ao facto de hoje o diagnóstico ser muito superior ao de outros anos e ser cada vez mais eficaz na detecção se a pessoa está doente ou não. Perante esta realidade, há cada vez uma maior preocupação com determinados aspectos do nosso dia a dia que podem agravar o risco de se contrair a doença.
Um dos aspetos mais destacados é a preocupação com a alimentação. Para ajudar, especialistas revelam dois dos alimentos que aumentam o risco de sofrer de cancro.
O álcool surge logo em primeiro destaque. De acordo em eles, «pode aumentar o risco de cancro de várias maneiras», sendo que a degradação do álcool no corpo produz acetaldeído , uma toxina que é provável causa de cancro».
Em segundo lugar estão as carnes ultraprocessadas, que apresentam uma série de efeitos negativos. «O primeiro têm o nome de nitratos, os quais são adicionados às carnes processadas. O segundo, as carnes defumadas contêm hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, considerados cancerígenos».
Mas há algo mais, uma vez que «as carnes processadas são cozidas a altas temperaturas».