<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O alerta é sério: este sentimento que pode causar perda auditiva e levar à queda de cabelo

5 Junho 2025
Forever Young

Pesquisa britânica com 490 mil doentes mostra que isolamento social afeta a saúde física

Sentir-se sozinho pode trazer sérias consequências para o corpo. Cientistas do NHS (National Health Service) descobriram que a solidão aumenta em 24% o risco de problemas auditivos e capilares.

O estudo, publicado na Health Data Science, analisou prontuários médicos e revelou conexões surpreendentes entre saúde mental e física. Os dados mostram que o mal-estar emocional crónico desencadeia efeitos em todo o organismo.

Yunlong Song, líder da pesquisa, explica que os efeitos da solidão crónica podem desencadear problemas de circulação sanguínea. O sistema auditivo, extremamente sensível, sofre diretamente com essas alterações. Esse mau funcionamento do sistema circulatório é que acaba impactando a audição.

Os folículos capilares também dependem de boa circulação para se manterem saudáveis. A pesquisa identificou casos de alopecia repentina em pacientes que relatavam solidão crónica.

Esse tipo de calvície surge quando os vasos sanguíneos não entregam nutrientes suficientes aos bulbos capilares. O resultado são fios mais finos e quebradiços que caem precocemente.