Inaugurado no dia 17 de junho de 1972, o Circuito do Estoril só foi incluído no Campeonato FIA F2 em 1982. Dois anos depois, o Autódromo do Estoril recebeu o primeiro Campeonato do Mundo de Fórmula Um, competição que recebeu até ao ano de 1996.
O circuito foi construído em 1972 por iniciativa da empresária Fernanda Pires da Silva, que o idealizou nos terrenos adquiridos ao amigo Lúcio Tomé Feteira. O projeto foi assinado pelo arquitecto brasileiro Ayrton Lolô Cornelsen, que também foi responsável pelo traçado do Autódromo de Luanda, inaugurado duas semanas antes do Autódromo do Estoril. Cornelsen foi jogador de futebol, antes de se dedicar à arquitetura.
À inauguração oficial compareceu o Presidente da República, Américo Tomás, que deu uma volta ao circuito no Rolls Royce Phantom V da Presidência da República.
O Autódromo do Estoril foi o principal e maior de Portugal até à construção do Autódromo Internacional do Algarve em 2008. A sua pista possui 4,36 quilómetros e 13 curvas.
Durante 13 edições (de 1984 até 1996), o Autódromo do Estoril recebeu o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1. Foi a época de ouro do espaço com muitas memórias que fazem parte integrante da história do Estoril: foi ali que em 1984 que o austríaco Niki Lauda conquistou o tricampeonato; em 1985, o brasileiro Ayrton Senna obteve a primeira pole e vitória na categoria; em 1993 o francês Alain Prost conquistou o tetracampeonato.
Ao longo dos anos o Autódromo do Estoril sofreu alterações para se manter de acordo com as normas de segurança: em 1993 o circuito foi submetido a grandes remodelações:a zona de boxes foi totalmente renovada, foram instalados dois túneis de acesso ao Paddock, bem como nova torre de controlo, hospital e balneários, enquanto que, no ano seguinte, aconteceu a primeira alteração do traçado com a introdução da Variante a substituir a curva do Tanque. Uma alteração que, por motivos de segurança, reduziu de forma considerável os tempos por volta.
Mais tarde, foram realizadas mudanças drásticas no desenho da pista para maximizar os níveis de segurança de forma a poder receber os mais importantes eventos internacionais radical alteração da Curva 1, a construção de nova unidade hospitalar e um centro de imprensa de alta tecnologia.
A última vez que o Estoril fez parte do Campeonato do Mundo de F1 foi em 1996. O vencedor foi o canadiano Jacques Villeneuve, aos comandos de um Williams-Renault.
Em 1999, o Autódromo do Estoril reabriu as portas com as Finais Internacionais Renault. Um evento que marcou o regresso do circuito do Estoril ao palco do automobilismo mundial.
Em julho de 2015, a Câmara Municipal de Cascais anunciou a compra da sociedade gestora – a Circuito do Estoril, S.A. – ao Estado por 4,92 milhões de euros, mas a operação foi rejeitada pelo Tribunal de Contas em fevereiro de 2016 e não se concretizou, por não ter sido considerada “adequada às atribuições dos municípios”.
Foto: Portal dos Clássicos