Partilhar

O preço das casas em Portugal continuam a subir. Surpreendido?

Saiba quanto.

11 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Doutor Finanças em conjunto com a Alfredo, uma plataforma de Inteligência Artificial que recolhe dados do setor imobiliário, acabam de divulgar os dados imobiliários relativos a setembro deste ano.

O preço das casas em Portugal continua a subir, de acordo com dados da Alfredo que indicam ainda que a oferta de imóveis no mercado cresceu 10,5% no último ano. Em setembro, os imóveis residenciais das principais capitais de distrito do país foram transacionados a um valor médio de 2.200 euros por metro quadrado, o que corresponde a uma subida de 7,7% nos últimos 12 meses. Face ao mês anterior (agosto), o crescimento foi de 0,3%.

“O mercado imobiliário português continua a revelar uma dinâmica elevada. Os dados mostram que estes primeiros nove meses do ano foram marcados por um aumento dos imóveis disponíveis para venda, o que ainda assim não se refletiu numa pressão significativa sobre os preços. Numa altura em que as taxas de juro estão elevadas e em que muitas famílias estão a tomar decisões sobre venda e compra de casa, estes dados da Alfredo podem ajudar a tomar melhores decisões”, afirma Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

 Os preços das moradia foram os que mais contribuíram para este aumento de valores, apesar de terem diminuído ligeiramente no último mês (-0,3%), aumentaram 8,5% em relação a setembro de 2022. O preço médio das moradias fixou-se em 1.194 euros por metro quadrado, muito abaixo, ainda assim, do valor médio dos apartamentos, que atingiu 2.961 euros por metro quadrado no mês anterior. Neste caso, trata-se de um crescimento de 4,9% no último ano, e de 0,4% relativamente a agosto.

“O mercado imobiliário português demonstra uma notável resiliência, sobretudo no que se refere aos preços dos imóveis residenciais. Apesar da estabilidade atual do número de imóveis disponíveis no mercado, observou-se um aumento no primeiro semestre do ano. Relativamente ao volume de imóveis transacionados, houve uma diminuição, traduzindo-se numa capitalização de mercado de 6,9 mil milhões de euros em março deste ano, em contraste com os 8,1 mil milhões de euros registados em março de 2022. Neste cenário, o Índice de Preços Alfredo surge como uma ferramenta essencial para o acompanhamento mensal destas tendências”, explica Gonçalo Abreu, cofundador da Alfredo.

Preço das casas aumenta e oferta de imóveis cresce 10,5%

Mais de metade das 18 capitais de distrito portuguesas apresentam uma subida de preços acentuada, com crescimentos acima de 10% no último ano. Já na comparação mensal (face a agosto), das 20 capitais de distrito analisadas, 13 regiões observaram aumentos de preços, cinco registaram descidas, e em dois os valores médios mantiveram-se inalterados.

Ainda sobre valores de transação de imóveis, Lisboa continua a ser a região mais cara do país, com um preço médio de 408 mil euros no caso dos apartamentos e 590 mil euros nas moradias. Do lado oposto está Portalegre, onde o preço médio de venda dos apartamentos se situou nos 85 mil euros, e a Guarda, onde o preço médio das moradias é de 40 mil euros.

Em termos de oferta, verificou-se um crescimento no mercado ao longo do ano. No final do terceiro trimestre, havia 190.598 imóveis disponíveis para venda, mais 10,5% em relação aos 172.435 de setembro de 2022.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 9 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 10 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 11 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 12 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 13 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 14 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 15 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.