O que é estenose aórtica? A situação clinica que levou Jerónimo de Sousa a interromper a campanha eleitoral

A estenose aórtica é o estreitamento da válvula aórtica do coração.

Imaginemos a válvula aórtica como uma porta através da qual o sangue oxigenado é bombeado para o corpo.

O estreitamento desta válvula pode levar à insuficiência cardíaca se não for identificado e corrigido atempadamente por um cardiologista.

A estenose aórtica acontece muitas vezes devido ao acumular de cálcio relacionado com a idade. Outras causas incluem doença cardíaca reumática derivada de uma infecção não tratada ou uma estrutura valvar anormal, como uma válvula aórtica bicúspide.

Esta situação clinica é diagnosticada e monitorada por um ecocardiograma. Com base nas medidas efetuadas durante esse imagem, a estenose aórtica é considerada leve, moderada ou grave.

Como é tratada a estenose aórtica?

Substituição cirúrgica da valva aórtica. Durante a cirurgia de coração aberto, a válvula aórtica é substituída por uma válvula mecânica (geralmente de metal) ou bioprotética (feita de outros tecidos).
Substituição da válvula aórtica transcateter (TAVR ou TAVI). Este é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, semelhante a um cateterismo cardíaco. A válvula existente é substituída por uma válvula bioprotética através de um tubo chamado cateter que é inserido num vaso sanguíneo na perna e guiado até ao coração.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...