Partilhar

O que prefere comprar? Um produto low-cost novo ou um “produto de marca” em segunda mão?

Será que a sua resposta em linha com a maioria dos portugueses.

25 Julho 2023
Sandra M. Pinto

Embora o mercado de segunda mão esteja a crescer, com 63% dos portugueses a indicarem já terem o hábito de comprar produtos usados – sobretudo na Internet e bens de marca por um preço mais baixo –, nestes tempos de diminuição do poder de compra, o low-cost novo parece estar a conquistar a escolha dos consumidores.

Segundo o Observador do Consumo Low-Cost 2023, um estudo realizado pelo Cetelem – marca comercial do BNP Paribas Personal Finance, quando confrontados com a escolha entre estas duas opções, 62% dos europeus afirmam preferir comprar um produto novo low-cost do que um “produto de marca” em segunda mão.

A nível geográfico, a tendência é mais notória nos países do sul da Europa – Portugal (82%), Espanha (77%) e Itália (75%), sendo também mais vincada em termos etários entre os consumidores mais velhos (65%), com idades entre os 50 e 75 anos.

Para esta escolha contribui o facto de os portugueses terem atualmente uma imagem satisfatória do mercado low-cost, atribuindo-lhe uma avaliação média de 6,8 pontos em 10 (vs 6,5 em média europeia), o que mostra, por um lado, que este já não é rejeitado; e por outro, que também ainda não é elogiado, existindo margem para melhorar.

Esta impressão de um sentimento “misto” evidencia-se também quando atentamos aos pormenores e aos valores associados ao conceito low-cost.

Ambiente e Direitos Humanos: motivos de preocupação no consumo low-cost

As questões éticas, como o respeito pelo ambiente e pelos direitos humanos e laborais fazem hoje parte do conjunto de critérios que os consumidores têm em conta antes de fazerem qualquer aquisição. Na compra de produtos ou serviços low-cost o processo não é diferente, com muitos a levarem em consideração estas variáveis.

Neste contexto, 58% dos consumidores acreditam que as empresas low-cost respeitam os direitos humanos, 55% referem que estão em sintonia com os seus próprios valores e 53% que se desenvolvem respeitando o ambiente ou pagando aos fornecedores e trabalhadores de forma justa. Já no que respeita a produtos e serviços de baixo custo, 51% consideram que as empresas são transparentes em relação às matérias-primas utilizadas.

No entanto, apenas 1 em cada 10 destes consumidores afirmam ter a certeza de que estas entidades cumprem totalmente com estes critérios, com os restantes a indicarem que cumprirão parcialmente. Por outro lado, cerca de metade dos consumidores inquiridos afirmam que estes produtos e serviços têm impacto ambiental (50%) e social (44%) negativo.

Esta avaliação do mercado do low-cost, apesar não ser muito negativa, aparenta assinalar que os consumidores acreditam haver espaço para uma evolução deste mercado, adotando práticas mais coerentes com as atuais tendências, expectativas e preocupações

Mais Recentes

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 6 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 7 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 8 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 9 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 10 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 11 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 12 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 13 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 1 dia

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 1 dia

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 1 dia

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 1 dia

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 1 dia

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 dia

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 dia

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 1 dia

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 1 dia

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 1 dia

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.