“Luís Videira foi um empresário de referência da comunidade valenciana, radicada em Lisboa”, diz a Câmara Municipal de Valença.
A causa da morte não foi revelada. O empresário era natural de Cornes, em Vila Nova de Cerveira, tendo ficado conhecido por ser o dono da Quinta Valenciana, em Fernão Ferro e, acima de tudo, por ter sido o proprietário do restaurante A Valenciana, situado em Campolide, Lisboa.
Apesar de ter passado o cargo ao filho, Luís continuava a ter uma presença assídua no estabelecimento.
“Luís Videira foi um empresário de referência da comunidade valenciana, radicada em Lisboa, proprietário do emblemático restaurante A Valenciana, em Campolide, bem como da Quinta da Valenciana, em Fernão Ferro, no Seixal. Sócio da Liga dos Amigos do Concelho de Valença em Lisboa, acolheu sempre, na sua quinta, os grandes convívios dos valencianos radicados no centro e sul do país”, lê-se numa nota de pesar partilhada pela Câmara Municipal de Valença.
Graças ao espírito empreendedor, carismático e por ter trazido a cultura da região onde cresceu até Lisboa, Luís recebeu, em 2019, a Medalha de Mérito Municipal de Valença durante as cerimónias oficiais do Feriado Municipal.