O escritor e jornalista Sérgio Cabral morreu na manhã de domingo (14), no Rio de Janeiro, aos 87 anos. Estava internado há três meses num hospital do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo filho, o ex-governador do estado do Rio, Sérgio Cabral Filho, que partilhou um vídeo nas redes sociais.
Carioca nascido no bairro de Cascadura, na zona norte da capital fluminense, Sérgio Cabral era vascaíno, especialista em futebol e música popular brasileira. Publicou diversos livros, entre eles biografias de Tom Jobim, Pixinguinha e Elizeth Cardoso.
A carreira no jornalismo começou aos 20 anos, no Diário da Noite. Passou por diferentes veículos impressos e por emissoras de televisão. Integrou também a equipe de O Pasquim, jornal alinhado à resistência contra a ditadura militar, chegando a ser preso por isso.
Sérgio Cabral foi por três vezes vereador do Rio, entre 1983 e 1993. Foi ainda conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio, até 2007. Sérgio Cabral deixa a esposa e três filhos.