A menopausa acarreta uma série de alterações no corpo da mulher, as quais se podem manifestar por aumento de peso, alteração da líbido, pele seca e queda de cabelo, entre outros. Avaliando as questões relacionadas com a queda de cabelo, embora as manifestações variem de caso para caso, a partir dos 40 anos, as mulheres podem começar a identificar problemas capilares que, anteriormente, não se verificavam.
“Com o início da menopausa, há uma forte mudança hormonal alterando-se o balanço entre o estrogénio (conhecido como hormona feminina) e a testosterona (conhecida como hormona masculina). Com a chegada, verifica-se uma diminuição progressiva dos níveis de estrogénio, por redução da sua produção a nível dos ovários, enquanto a testosterona se mantém estável, isto vai provocar uma alteração do ciclo capilar, fazendo com que o cabelo enfraqueça e caia mais facilmente.” explica o especialista Carlos Portinha.
Durante esta fase, é frequente as mulheres começarem a notar que o cabelo começa a perder espessura, que a queda aumenta, que o cabelo fica sem brilho, que a textura muda ou que este fica mais seco e quebradiço. Por esta razão “devemos sensibilizar estas pacientes para a necessidade de tratar e cuidar do seu cabelo de forma preventiva, para tentar reduzir ao máximo estes efeitos da menopausa”, acrescenta.
Cuidados capilares adequados para prevenir a alopécia na menopausa
O cabelo diz muito sobre uma pessoa e sobre o seu estado de saúde no geral. Por isso, ter uma dieta equilibrada, praticar exercício de forma regular ou cuidar da higiene, são alguns dos hábitos importantes para uma vida saudável e para promover a saúde capilar. O Dr. Carlos Portinha dá alguns conselhos para manter um cabelo bonito e saudável durante esta etapa:
1. Alimentação. A escolha correta dos alimentos é sempre um tratamento excelente para o cabelo, por isso, manter uma alimentação equilibrada e saudável contribui para suprir eventuais défices nos nutrientes essenciais para o cabelo.
2. Desporto. Um estilo de vida ativo é muito recomendado para a saúde do nosso cabelo. Quando fazemos exercício, o fluxo sanguíneo e a oxigenação são ativados, ajudando a melhorar a tonificação do couro cabeludo e a prevenir a queda de cabelo.
3. Cuidar da higiene. Seguir uma higiene correta e lavar o cabelo diariamente é a chave para um cabelo saudável.
4. Evitar o tabaco e o álcool, assim como utilizar suplementos vitamínicos que ajudem a completar as possíveis carências, sempre sob supervisão médica, é também altamente recomendado.
Por esta razão, é muito importante adotar um estilo de vida saudável e, acima de tudo, evitar deficiências nutricionais que podem aumentar a queda de cabelo, embora atualmente também existam tratamentos que podem ser muito úteis nestes casos e ajudar a parar a queda de cabelo, como a mesoterapia capilar.
O MesoHair+ Insparya é um tratamento de bioestimulação e nutrição capilar que está direcionado para promover a produção de cabelos fortes e o tratamento da queda de cabelo. Tal como explica o Carlos Portinha, “É um tratamento rápida, cómodo e de fácil aplicação. Consiste na administração subcutânea de um preparado que ativa biologicamente as células da unidade folicular, promovendo a produção de cabelos de maior qualidade e resistência”.
Outro tratamento que atua de forma poderosa enquanto bioestimulador e regenerador dos tecidos é o Active Plasma Insparya, uma vez que ativa a proliferação de fibroblastos, células essenciais para a estrutura do folículo piloso que sintetizam colagénio, elastina e ácido hialurónico. Os fatores de crescimento derivados das plaquetas vão ainda estimular a unidade folicular a produzir um cabelo mais forte e resistente. Trata-se de uma técnica não invasiva e rápida que obtém o plasma enriquecido em plaquetas a partir do sangue do próprio paciente através de uma extração simples e sua posterior aplicação por infiltração no couro cabeludo.
Naturalmente, em alguns casos de alopécia em mulheres ou com outro tipo de patologia que exija tratamentos mais longos ou complicados, os transplantes capilares podem ser uma solução. Este é um procedimento que se realiza de forma ambulatória, com anestesia local. O procedimento consiste na recolha de unidades foliculares de uma zona dadora segura, para posterior colocação na zona afetada pela alopécia.