Partilhar

Opinião: Toalhas, bronzeador e preservativos, o que têm em comum?

Artigo de opinião de Fernando Mesquita, Psicólogo Clínico e Sexólogo

11 Julho 2024
Forever Young

Não é a primeira vez que os preservativos fazem companhia às toalhas, bronzeadores e produtos de higiene na mala de viagem da Rita. Ela sabe que, muito provavelmente, este será um verão semelhante aos últimos três. O calor desperta-lhe a libido e, finalmente, liberta-se da pressão que sentiu, ao longo do ano como gestora de Marketing de uma multinacional. Este ano, irá com a Ana e a Paula, também elas solteiras, na casa dos 30 anos, e dispostas a umas “férias sexuais”.

Este relato pode lembrar-lhe algum episódio de uma série tipo “Sexo e a Cidade”, mas são cada vez mais comuns histórias reais semelhantes às da Rita e das amigas. A verdade é que, para muitas pessoas, independentemente do género, orientação sexual, ou idade, o verão desperta uma nova energia. E existem motivos concretos para que tal aconteça.

Com a chegada das temperaturas mais elevadas e dos dias mais longos, muitas pessoas sentem uma espécie de despertar dos instintos

Fernando Mesquita, Psicólogo Clínico e Sexólogo

sexuais “hibernados”. A exposição prolongada ao sol facilita a produção de certas hormonas sexuais, como a Testosterona, que desempenha um papel significativo no desejo sexual, a Serotonina que ajuda a regular o humor, o sono e o apetite, e a produção de vitamina D, importante para a saúde dos ossos e do sistema imunológico.

Não são apenas as temperaturas que sobem no verão! O calor liberta inquietações e a libido ganha terreno nas noites escaldantes que nos levam a observar mais as pessoas numa esplanada, ou num bar, ou até mesmo na própria rua. As temperaturas altas convidam a vestir roupas mais leves e a revelar mais os corpos, dando uma sensação de maior liberdade e sensualidade.

Para muitas pessoas, o verão significa um período de férias. Época para visitar amigos, familiares ou ir um destino turístico. Mas, o espírito de verão também traz consigo o flirt, os “namoros de verão” e uma maior disponibilidade para o sexo. Muitos destes “namoros de verão” começam nas redes sociais, e esta época é propícia para que as pessoas que se conhecem virtualmente, nos quatro cantos do mundo, se encontrem pessoalmente.

Um dos principais benefícios dos “amores de verão” é que podem ser vividos com total liberdade, pois está predefinido que o seu prazo será limitado. Muitas pessoas sentem-se mais à vontade para concretizar algumas das suas fantasias sexuais com alguém “desconhecido”, pois não receiam ser julgadas. É isso que torna os “amores de verão”, intensos, tórridos, inesquecíveis, mas ao mesmo tempo breves. O limite é a imaginação e criatividade de cada um. Os sonhos podem transformar-se em realidade e tão quentes quanto proibidos!

Porém, essa liberdade e descontração, muitas vezes associada ao consumo de álcool e drogas, pode levar a uma maior impulsividade para comportamentos sexuais de risco. Isso pode resultar em relações sexuais desprotegidas, aumentando o risco de Infeções Sexualmente Transmissíveis como HIV, Sífilis, Gonorreia ou Clamídia, ou numa gravidez indesejada.

. O regresso a casa, e a consequente separação com alguém com quem se viveram momentos intensos, pode despedaçar alguns corações.

Finalmente, respondendo à questão “Toalhas, bronzeador e preservativos: o que têm em comum?”, a resposta é simples: “devem fazer parte da mala de viagem”, principalmente quando há intenção de estar sexualmente com outras pessoas!

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 2 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 3 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 3 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 3 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 3 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 4 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 4 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 5 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 5 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 5 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 6 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 6 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 6 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 7 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 8 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 9 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 9 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 10 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 10 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.