Por Christina Tong, Senior Product Manager, Google Maps
Visualização Imersiva: a chegar a novas cidades e disponível em mais de 500 pontos de interesse de todo o mundo – incluindo Portugal
No início deste ano, lançamos a Visualização Imersiva para transformar a maneira como o utilizador explora – usando a IA para fundir milhares de milhões de imagens e criar uma visão multidimensional do mundo com informações em camadas sobrepostas. Este mês, estamos a começar a disponibilizar a Visualização Imersiva em quatro novas cidades: Amesterdão, Dublin, Florença e Veneza – e estamos a expandir este recurso para mais de 500 marcos icónicos em todo o mundo, desde o Castelo de Praga à Torre de Belém, mosteiro dos Jerónimos, Sé do Porto, entre outros.
Se estiver, por exemplo a planear uma viagem para Boston e quer ver o histórico Faneuil Hall, pode começar a familiarizar-se com a área antes de o visitar. Basta procurá-lo no Google Maps e tocar no primeiro vídeo para sobrevoar virtualmente o prédio e encontrar locais próximos. Ao deslizar o ecrã, é possível visualizar as condições meteorológicas ao longo do dia, ao mesmo tempo que também se consegue visualizar o quão movimentado o local está de forma a que a visita possa ser planeada com antecedência. E nos locais onde temos dados disponíveis, o utilizador pode olhar para dentro de restaurantes e cafés para o ajudar a decidir se deseja fazer uma reserva – tudo isto, apenas possível devido a uma técnica avançada de IA chamada campos de radiância neural, ou NeRF – que foi desenvolvida aqui na Google.
Acompanhe o progresso da sua viagem através das Direções Visualizáveis, que começam a ser disponibilizadas durante o mês de junho 🗾
Embora adoremos os imensos detalhes da Visualização Imersiva, também sabemos que, às vezes, menos é mais, especialmente quando o utilizador está familiarizado com a sua rota e deseja visualizá-la apenas como referência. É por isso que estamos a lançar as Direções Visualizáveis no Maps de forma a ajudar o utilizador a acompanhar facilmente a evolução da sua viagem diretamente no ecrã de bloqueio do seu smartphone ou na visão geral da rota.
Assim que solicitar as direções para o seu destino e começar a caminhar – vai surgir imediatamente o Tempo Estimado de Chegada (ETA) atualizado e indicações do próximo local onde terá que virar – informações que, anteriormente, só estavam disponíveis no modo de navegação abrangente. E caso o utilizador decida optar por outro caminho, a sua rota será atualizada automaticamente. As direções visualizáveis vão começar a ser disponibilizadas globalmente este mês para os modos a pé, bicicleta e condução no Android e iOS.
Organize-se e planeie as suas viagens com as novas atualizações no separador Recentes no desktop
Uma das partes mais difíceis de planear uma viagem é saber todos os lugares que desejamos visitar, especialmente se estivermos a visitar várias cidades. Criámos o separador Recentes para a versão desktop exatamente para ajudar o utilizador. Ou seja, neste separador, é organizado, automaticamente, os locais que o utilizador pesquisa num destaque bastante útil que se encontra na barra lateral do ecrã.
A partir de agora, e com estas novas atualizações a serem lançadas ao longo do próximo mês, iremos guardar os locais nos seus destaques Recentes mesmo depois de fechar a janela do Google Maps – para que possa fazer uma pausa no planeamento e voltar mais tarde sem nunca se perder no decorrer da sua pesquisa. O utilizador pode remover locais que visualizou, planear várias viagens de uma só vez e partilhar uma seleção de lugares — como atrações ou hotéis — com o seu companheiro(a) de viagem de forma a saber o seu feedback. Uma vez decidido o que quer visitar, selecione três ou mais destinos, clique em “pedir direções” e o Maps irá criar uma rota personalizada com todos os seus locais definidos e guardar essa mesma rota no separador Recentes. Quem está pronto para a viagem de verão!?
Quer esteja a visitar locais históricos, um parque nacional ou a voar à volta do mundo, deixe o Google Maps ser o seu melhor companheiro de viagem este ano.