Os responsáveis da OMS fizeram soar o alarme sobre um surto suspeito do vírus mortal de Marburg, a «doença que causa sangramento nos olhos», depois de terem morrido 8 pessoas.
Os sintomas incluem dores, febre alta, fraqueza e calafrios. Diarreia grave, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos podem começar no terceiro dia. A partir do quinto dia, os doentes podem desenvolver sangramento e, nos casos mais graves, a morte geralmente ocorre entre oito e nove dias após o início dos sintomas.
Nove casos suspeitos e oito mortes foram relatados em dois distritos da Tanzânia – Biharamulo e Muleba.
A Organização Mundial da Saúde alertou que o risco de propagação do surto para países vizinhos é alto devido às viagens transfronteiriças.
A doença normalmente mata cerca de metade dos infetados, mas as taxas de letalidade variaram de 24 a 88% em surtos anteriores. Atualmente, não há vacinas ou tratamentos antivirais aprovados.
Os morcegos são portadores da doença e muitas vezes são transmitidos aos humanos por animais, principalmente durante a exposição em minas ou cavernas que abrigam colónias de morcegos frugívoros.
Também pode se espalhar entre humanos através do contato direto com secreções sanguíneas ou outros fluidos corporais.