Ortodontia Transparente e Higiene Oral

O tratamento com aligners transparentes é uma grande novidade na ortodontia. Este sistema tem mais de 20 anos, mas tornou-se popular nos últimos 6 anos. Atualmente, já ultrapassou 12 milhões de casos tratados em todo Mundo.

A ortodontia com aligners transparentes muda completamente a experiência de cada paciente e permite um novo controlo e abordagem na higiene oral.

Por Pedro Costa Monteiro, médico dentista, Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial

Durante os últimos 50 anos a utilização de aparelhos ortodônticos fixos trouxe de alguma forma efeitos secundários ao nível periodontal, com efeito os tecidos que circundam os dentes – gengiva e osso – eram habitualmente alvo de processos inflamatórios e exigiam uma colaboração muito apertada por parte dos pacientes.

Para além do conforto estético dos aligners transparentes, o facto de serem removíveis permite uma higiene cuidada e efetiva. Após cada refeição o paciente facilmente remove o aparelho e faz a sua higiene oral como qualquer paciente que não utiliza aparelho.

No tratamento ortodôntico, a higiene bucal é algo fundamental. É importante não só realinhar os dentes e maxilares, mas também ter dentes saudáveis no final do tratamento.

O facto de os aligners transparentes não estarem colados aos dentes, como é o caso dos tradicionais brackets, permitem também, em caso de necessidade, as intervenções do Médico Dentista em qualquer dente presente na arcada dentária durante o período de tratamento ortodôntico.

A alimentação durante o tratamento ortodôntico é também um tema de inquietação dos pacientes. Com os aligners transparentes basta remover o aparelho para qualquer refeição e não existem restrições, nem qualquer limitação.

O processo é simples e apresentamos uma abordagem 100% digital. Numa consulta inicial são recolhidos todos os dados e efetuados exames complementares de diagnóstico. Com recurso a um Scanner 3D e estudo CBCT – Cone Beam Computed Tomography, conseguimos um diagnóstico preciso e um plano de tratamento virtual previsível. Após a entrega dos primeiros alinhadores fazemos um controlo à distância não só da posição dentária, mas também da saúde gengival. Com efeito através de aplicações informáticas personalizadas e com recurso a inteligência artificial conseguimos monitorizar todo o tratamento e otimizar os processos de tratamento.

A abordagem de pacientes com doença periodontal foi também alvo de um processo de evolução. Se até há poucos anos era difícil o controlo da placa bacteriana neste grupo de pacientes, hoje com a utilização destes métodos de tratamento ortodôntico, menos invasivos e com recurso a forças leves e intermitentes, conseguimos resultados excelentes e tempos de tratamento significativamente menores.

Uma das nossas prioridades é a manutenção e cuidado das gengivas durante o tratamento ortodôntico, bem como manter um hálito fresco e dentes brancos. Recomendamos para os nossos pacientes, uma pasta tipo bálsamo com Fluoreto de Amina e Fluoreto de Estanho. Esta combinação ajuda a combater a causa do sangramento das gengivas e manter um hálito fresco.

Uma pergunta frequente dos nossos pacientes é a frequência com que devem escovar os seus dentes.

Obrigatório são 3 vezes ao dia. A escovagem matinal após o pequeno-almoço e imediatamente antes da colocação dos alinhadores na boca. Os pacientes são aconselhados também a escovar após cada refeição. Por fim, ao deitar e imediatamente antes de colocar os aligners transparentes devemos efetuar uma higiene cuidada com recurso também a fita dentária de forma a higienizar cuidadosamente os espaços interproximais (entre os dentes).

A higienização dos alinhadores é igualmente de extrema importância.

É essencial manter os aligners sempre limpos e o processo de higienização é muito simples: basta lavá-los com água morna e escová-los com a escova de dentes. Fácil, não é? Depois é só deixar secar e colocar o aparelho novamente.
Se houver necessidade, também se pode utilizar produtos específicos para limpeza, uns cristais que vêm com o kit e são diluídos em água e podem promover uma higienização ainda mais profunda dos alinhadores.

Uma forma de cuidar melhor e manter os alinhadores sempre intactos é utilizar sempre a caixinha que é fornecida no início de tratamento. Aquando da remoção para as refeições deve-se guardar o aligner nessa caixa para um ambiente mais controlado e sem bactérias. Nunca deve colocar em guardanapos ou papéis.

São muitas as vantagens de optar pelos aligners transparentes, entre elas destaco os tratamentos serem indolores, previsíveis, conseguimos ter um controlo a 100% da nossa higiene oral, além de ser um tratamento pouco invasivo.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...