Os alimentos à base de soja são considerados alimentos saudáveis porque são ricos em proteínas e antioxidantes. De acordo com a Tabela Nacional de Ingredientes Alimentares Padrão, 100g de feijão preto cozido contém 17,87g de proteína. Não há diferença significativa em relação a 17,82 g de soja cozida. O feijão preto contém 7.209 mg de aminoácidos essenciais envolvidos na composição das proteínas, o que o torna num bom alimento para pessoas de meia-idade que sofrem de perda muscular natural. Se você come regularmente arroz ou sopa de soja, ovos, peixe ou carne, não precisa de se preocupar com a deficiência de proteínas.
Não há diferença significativa entre o feijão preto e o feijão normal em termos de nutrientes. No entanto, existem muitos ingredientes funcionais presentes na casca preta.
As antocianinas ajudam a prevenir a obesidade e a reduzir as gorduras neutras e o colesterol no sangue. É rico em cisteína, essencial para o crescimento do cabelo e ajuda a prevenir a queda. No entanto, só pode esperar efeitos se o ingerir de forma consistente por um longo período. O feijão preto contém quatro vezes mais antioxidantes que retardam o envelhecimento, como vitamina E, carotenóides, saponinas e antocianinas, do que o feijão normal.
Quando os rebentos de feijão germinam, a vitamina C é produzida e as taxas de digestão e absorção de proteínas também aumentam. A proteína de soja contém peptídeos anti-hipertensivos que evitam o aumento da pressão arterial, logo, os rebentos de feijão podem ajudar a controlar a pressão arterial se forem cozidos sem serem muito salgados. Os ingredientes da isoflavona ajudam a aliviar vários sintomas da menopausa em mulheres de meia-idade. A razão pela qual é útil para aliviar ressacas é porque é rico em ácido aspártico e fibra alimentar. Para eliminar o cheiro a peixe ao cozinhar os rebentos de feijão, não abra a tampa da panela com frequência.
Alimentos de soja têm um efeito sinérgico. Adicionam um sabor a nozes e contribuem para a saúde do sangue . Os alimentos à base de soja são bons para a saúde vascular nas medidas recomendadas.