Para além da medicação que pode ser aconselhada, existem também algumas formas de ajudar a prevenir ou reverter os efeitos mais negativos.
Sendo certo que deve consultar um médico especialista capaz de ajudar a fazer um diagnóstico mais completo, a verdade é que existem diversas coisas que pode para cuidar mais eficazmente da sua saúde óssea – antes e depois de um eventual diagnóstico.
Será praticamente impossível reverter por completo um caso de osteoporose, todavia é inteiramente possível conseguir gerir melhor esta situação e melhorar a sua qualidade de vida.
Eis alguns dos exemplos que deve seguir.
-
Corrigir a dieta
A alimentação é um fator determinante para a saúde dos seus ossos. Deve ter particular atenção à sua ingestão de cálcio e de vitamina D. Procure acrescentar às suas refeições alguns poderosos ingredientes, como os brócolos ou os lacticínios. A exposição solar será igualmente altamente aconselhada. De resto, é também importante que reduza o seu consumo de carne animal. Este tipo de proteína pode acelerar o degradar do cálcio nos seus ossos.
-
Pare de fumar e não consuma muito álcool
O tabagismo tem demonstrado ser um hábito altamente prejudicial para a saúde dos ossos, na medida em que acelera a perda de cálcio. Apesar de um simples copo de vinho por dia poder não ter obviamente o mesmo impacto, é importante que aborde este tema com o seu médico. Perceba de que forma os seus hábitos de bebida podem ser prejudiciais para a sua densidade óssea.
-
Altere a sua rotina de exercício físico
Deve procurar corrigir a sua rotina de exercício de forma a garantir que está a preparar o corpo da melhor forma para lidar com esta situação. Experimente fazer um pouco mais de treino de força e acrescente alguns pesos à sua rotina. De resto, evite exercícios de alto impacto como a corrida, o saltar corda, subir escadas ou até as caminhadas. O ideal será conseguir ganhar massa muscular que apoie os seus ossos.
-
Suplementos
Os suplementos podem ser importantes para complementar algumas das deficiências da sua alimentação. Caso, por algum motivo, não esteja a conseguir obter todas as vitaminas e minerais que necessita, deverá procurar avaliar com o seu médico a hipóteses de começar uma suplementação. Em particular de cálcio, magnésio e vitamina D.