A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, dá a conhecer alguns parques nacionais a não perder no Brasil.
1 – Parque Nacional Chapada Diamantina – BAHIA
Situado no centro do Estado brasileiro da Bahia, o Parque Nacional Chapada Diamantina é uma região de serras onde nascem os rios das diversas bacias do Estado. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Icmbio.
Foi criado em 1985 com o intuito de preservar os ecossistemas da Serra do Sincorá e conservar as suas nascentes, especialmente a do principal rio baiano, o Paraguaçu. Todos os anos, diversas novas espécies de plantas e animais são descobertos na região.
No parque, pode experienciar diversas atrações. O Morro do Pai Inácio é um dos principais pontos a visitar. Com a vista mais cobiçada da região, o Morro tem 1.050 metros de altitude e do topo pode observar os 1.520 quilómetros quadrados do parque Nacional da Chapada Diamantina.
A Cascata da Fumaça é outra experiência a não perder no parque. É a segunda maior cascata do Brasil, com 380 metros de queda e é acessível por um trilho de duas horas até ao topo.
2 – Parque Nacional Chapada dos Veadeiros – GOIÁS
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no Estado de Goiás, a poucos quilômetros da Capital Brasília. Com uma área de mais de 240 hectares, o parque é um local com uma biodiversidade única.
O parque foi declarado Património Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001 devido às suas espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes, cursos de água e rochas com mais de mil milhões de anos.
O turismo não é o único propósito do parque, que também abriga a investigação científica e a educação ambiental. No entanto, os visitantes podem experienciar diversas oportunidades para relaxar como o Vale da Lua, onde pode explorar o conjunto de formações rochosas que remetem para crateras lunares ou o Jardim de Maytrea, que oferece uma vista panorâmica do local e onde pode observar o famoso Morro da Baleia.
A região é rica em cristais e considerada por muitos como um portal único onde é possível ter experiências místicas e inesquecíveis.
3 – Parque Nacional da Tijuca – RIO DE JANEIRO
Situado no Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca é o parque nacional mais visitado do Brasil. Conhecido pelos seus trilhos e estradas, o parque divide-se em três setores, o Setor Floresta, o Setor Serra da Carioca e o Setor Pedra Bonita e Gávea.
O Setor Floresta, também conhecido como Floresta da Tijuca, oferece locais privilegiados de recreação para aproveitar o dia com amigos, família e com as crianças. Também é aqui que se concentram variados trilhos para o público conhecer, sendo os dois principais circuitos: o trilho dos picos e o trilho do vale histórico, além destes, pode encontrar aqui parte do maior trilho urbano do Brasil, a Transcarioca.
Conhecida por ser a serra mais charmosa do Rio de Janeiro, o Setor da Serra Carioca é onde estão localizados os pontos mais icónicos da cidade e uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, no topo do Morro do Corcovado. As cascatas do Horto, o Parque Lage e a Trilha Transcarioca são outros locais imperativos para os visitantes desta serra O Setor Pedra Bonita e Gávea está localizado entre os bairros de São Conrado, Barra da Tijuca e Alto da Boa Vista. Este setor do parque é o mais conhecido pelas opções de aventura e desporto que oferece aos visitantes, tais como escalada, trilhos, voo de asa delta e parapente numa das rampas mais famosas do mundo, a Pedra Bonita. Este setor também abriga a imponente Pedra da Gávea, que tem mais de 800 metros de altitude.
4 – Parque Nacional Foz do Iguaçu – PARANÁ
O Parque Nacional Foz do Iguaçu é uma área protegida do Brasil, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O parque alberga uma das atrações mais conhecidas do Brasil, as Cataratas do Iguaçu.
Em 1986, o parque recebeu a distinção de Património Natural da Humanidade pela UNESCO. Para além das Cataratas, os visitantes do Parque Nacional Foz do Iguaçu podem visitar a imensa área verde de fauna e flora que cobre os 185 mil hectares do parque.