Para diminuir o desconforto é importante elevar as pernas ao fim do dia, diminuir o consumo de sal e praticar atividade física de forma regular.
Se o inchaço não diminuir em 3 a 5 dias é importante consultar o médico.
1. Eleve as pernas
Elevar as pernas todos os dias, principalmente ao fim do dia, ajuda a aliviar o inchaço porque favorece a circulação sanguínea e o sistema linfático, de forma que o sangue acumulado nas pernas, volta a circular normalmente pelo corpo.
É recomendado que as pernas sejam elevadas durante 10 a 20 minutos.
2. Beba bastante líquidos ao longo do dia
Beber pelo menos 2 litros de água ajuda a diminuir o inchaço das pernas, pois favorece a eliminação do excesso de líquido e de toxinas acumuladas no organismo.
3. Diminua a quantidade de sal
O consumo excessivo de sal durante o dia pode favorecer o acumular de líquidos no organismo, podendo resultar no inchaço das pernas. Assim, ao diminuir o consumo de sal, é possível evitar que as pernas fiquem inchadas.
a. Pratique atividade física
A prática de atividades físicas de forma frequente pode também ajudar a aliviar o inchaço das pernas, pois através do exercício é possível melhorar a circulação sanguínea e linfática.
5. Faça massagens
A massagem das pernas é também uma boa opção para aliviar o inchaço, sendo recomendado fazê-la no final do dia. A massagem deve ser feita na direção do corpo, ou seja, a pessoa deve pressionar a barriga da perna até ao pé e depois, mantendo pressão, deslizar a mão em direção ao joelho.