A técnica ajuda o corpo feminino em diversos aspetos, sublinha o site saobernardo.com.
Mas, o que é o Pilates e qual o motivo de ele ser preferido pelas mulheres?
Apesar de parecer uma novidade das últimas décadas, o Pilates é uma técnica bastante antiga. Foi o alemão Joseph Pilates que desenvolveu a Contrologia – primeiro nome adotado para estes exercícios -, em 1920, com o intuito de promover um maior controle e conexão da mente e do corpo.
Por consequência, com um corpo mais equilibrado e controlado, a mulher consegue restaurar a sua saúde, melhorando a qualidade de vida e trazendo a cura para algumas patologias.
O método envolve um conjunto de exercícios, realizados a só ou em equipamentos e em variadas intensidades.
O grande benefício do Pilates é que os movimentos respeitam muito a sua capacidade física. Os exercícios podem ser feitos com mais ou menos intensidade, dependendo do nível de conhecimento da técnica.
Na gravidez ajuda a:
- Melhorar a condição física da grávida
- Trabalha a respiração, que é um fator bastante importante durante toda a gravidez
- Estabilizar a coluna lombar, reduzindo as dores e desconfortos, principalmente quando a barriga estiver maior;
- Fortalecer o assoalho pélvico;
- Melhora a qualidade do sono;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora o humor.
Ajuda a reduzir o excesso de peso
A maioria das pessoas que procura um exercício físico, fá-lo com a intenção de perder peso.
Além de queimar bastante calorias, o Pilates também ajuda a definir o corpo, pois trabalha bastante a condição física, aumentando a resistência dos músculos, principalmente das pernas e dos braços.
Melhora consideravelmente a postura
Apesar de não ser um benefício exclusivo da mulher, não podemos deixar de fora esta questão. A prática do Pilates, traz uma melhoria considerável na postura. Além de ser importante para evitaras dores na coluna, a forma como o corpo se posiciona é fundamental para um bom funcionamento do sistema nervoso e circulatório.
Ameniza os sintomas da TPM r da menopausa
Quem sofre com as variações hormonais sabe que o período pré-menstrual é bastante incómodo e, para algumas mulheres, chega a ser limitante. Os exercícios ajudam a melhorar a circulação do sangue, fazendo com que muitos efeitos da TPM sejam aliviados. Além disso, o Pilates faz com que o corpo libere bastante endorfina, promovendo uma sensação de prazer e bem-estar, melhorando consequentemente o seu humor.
Podemos considerar, ainda, os mesmos efeitos contra os maus sintomas da Menopausa.
Há contraindicação?
A técnica é considerada bastante democrática, pois os seus movimentos não limitam mulheres com mais ou menos peso, mais altas ou mais baixas, etc.
No entanto, mulheres que tenham passado por mamoplastia recente ou implante de silicone, devem evitar o exercício antes dos 3 meses. Como a técnica utiliza bastante a força dos braços, isso pode comprometer o resultado da cirurgia.
É muito importante realize alguns exames clínicos para saber se há alguma limitação do corpo para o Pilates. Evite iniciar os exercícios sem ter esse cuidado.
Cuidados importantes ao praticar Pilates
– Procure a ajuda de instrutores capacitados para dar aulas de Pilates.
– Realize uma avaliação médica. Antes de iniciar as aulas, consulte o seu médico e peça uma opinião sobre o método.
– Nunca pratique por conta própria. Por mais que você já tenha atingido níveis maiores dos exercícios, nunca tome a iniciativa sobre os movimentos. Evite, principalmente, a prática do Pilates em casa.
– Não copie exercícios de ninguém. O Pilates funciona por ser bastante individualizado. O professor indica determinado movimento com específica repetição, baseando-se no que ele conhece sobre cada corpo.