A pizzaria Forno d’Oro, do chef Tanka Sapkota, é distinguida pela sua alta qualidade como uma das melhores a nível mundial, ascendendo ao 73º lugar no ranking do prestigiado 50 Top Pizza World 2024, que foi divulgado esta tarde, numa cerimónia que teve lugar em Nápoles, Itália. O reconhecimento coloca o restaurante lisboeta como uma referência internacional e valoriza também a oferta gastronómica em Portugal.
Esta menção vem vincar o trabalho de excelência do chef Tanka Sapkota que, em maio deste ano, viu o seu restaurante ascender à 12ª posição do 50 Top Pizza Europa 2024. No ano em que o Forno D’Oro completa o 10º aniversário, estes prémios reforçam o seu posicionamento internacional e o reconhecimento do esforço que o chef nepalês, residente em Portugal há 28 anos, tem feito para implementar a excelência nos seus restaurantes e colocar o nosso país na rota das melhores pizzas.
“Ver o Forno D’Oro eleito como uma das 100 melhores pizzarias do mundo é um grande orgulho. Estamos muito felizes por voltarmos a estar no topo dos melhores, um reconhecimento do nosso trabalho que, todos os dias, se foca em dar aos nossos clientes produtos com a máxima qualidade e um cuidado extremo na confeção dos pratos do Forno D’Oro. Este prémio é ainda mais importante para nós no ano em que celebramos 10 anos do Forno D’Oro, o que nos dá mais confiança para continuarmos a aprimorar as nossas pizzas, ao estilo napolitano, um triunfo maior quando lembro que no início ninguém acreditava que a Pizza Napolitana tivesse sucesso em Portugal”, comenta o chef Tanka Sapkota.
O Forno D’Oro é, mais uma vez, o único restaurante português mencionado nesta lista criada pelo LSDM (um congresso dedicado à promoção da mozzarella di bufala e dos produtos de origem italiana), que escolhe as 100 melhores pizzarias do mundo. Eleito o ano passado como a melhor pizzaria de Portugal e com inserção no “Top Ten da Pizza Napolitana fora de Itália”, o Forno D’Oro foi considerado como a 80ª melhor pizzaria do mundo, pelo 50 Top Pizza World 2023, uma distinção consagrada em 2024, com a subida para a 73ª posição.
Apaixonado por pizzas, o chef Tanka Sapkota abriu este restaurante lisboeta em 2014, especializado em Pizza Napolitana, com segredos que desde logo o catapultaram para a lista dos melhores. A massa feita com fermento de massa-mãe, que permanece a fermentar por cerca de 36 horas antes de ir para o forno a lenha, revestido com folhas de ouro – que dá origem ao nome Forno D’Oro -, a uma temperatura de 450º C, são alguns dos detalhes que marcam a diferença deste restaurante. Tal como a estrutura do forno, que veio diretamente de Nápoles e foi montada peça por peça, num total de 9 toneladas, com o interior feito de pedra vulcânica, que permite atingir a temperatura ideal para que uma pizza não necessite de mais de um minuto para ficar pronta a servir.