As pessoas mais velhas têm dificuldades em fazer com que o sistema de temperatura corporal funcione corretamente. Os mais novos adaptam-se rapidamente a mudanças repentinas porque os vasos sanguíneos se contraem (para reter calor) ou dilatam (para libertá-lo) de forma ideal, mas nos idosos, esse sistema fica mais lento.
A população idosa frequentemente sofre de doenças crónicas que interferem na regulação da temperatura, assim como certos medicamentos. E também não têm um sistema imunológico ideal , o que os impede de regular adequadamente a sua temperatura.
Por todas essas razões, são mais vulneráveis ao frio. Assim que saem de casa, podem notar imediatamente uma redução maior na temperatura corporal, o que pode causar dificuldades de coordenação, dores nas articulações, rigidez.
Podem até sentir confusão e desorientação.
Perante esta situação, tendem a sentar no banco mais próximo, o que pode causar hipotermia , que por sua vez pode causar problemas cardiovasculares e aumentar a probabilidade de certas infeções, como pneumonia , devido ao sistema imunológico enfraquecido.